ENEM 2018: 10 fórmulas de química para revisar antes da prova

Estude

10 fórmulas de química a se revisar para o ENEM 2018

Confira 10 fórmulas de química para revisar para o ENEM 2018. Elas podem ser fundamentais, mas também é preciso entender os conceitos.

07/11/2018 - Equipe Cafeina Nerd

As questões de química irão aparecer na segunda prova do ENEM 2018, que acontece no próximo domingo (11). Temida por muitos, ela engloba vários temas diferentes e exige do aluno conhecimento de conceitos e de fórmulas. Para te ajudar na última revisão antes da prova, separamos 10 dessas fórmulas que poderão te ajudar a ir bem na prova, dando aquela última oxigenada no cérebro para mandar bem! Confere aí!

O que mais tem chance de cair em química no ENEM:

Densidade

Esta fórmula da densidade é aplicada quando há misturas heterogêneas, para examinar soluções com densidades diferentes. Além disso, também pode ser usada em questões que tenham concentração das soluções.

Número de mols

A fórmula de número de mols é útil quando o candidato tem questões que envolvam estequiometria e soluções.

Relação molar

Concentração molar

Concentração comum

Simples e útil. A fórmula de concentração comum serve para questões em que é necessário descobrir a concentração em gramas por litro de alguma solução.

Diluição

Mistura de soluções com o mesmo soluto

Quando se misturam solutos e é necessário saber a concentração final, a fórmula abaixo pode ser utilizada.

Massa atômica

Relação entre as unidades de concentração

Ph

Aqui estão algumas fórmulas usadas para o cálculo do pH a partir da concentração de H₃O⁺ ou OH-. Tal conta é importante para definir a acidez da solução pedida.

Deixe um comentário