Nesta segunda-feira (14) a Comvest aplicou as provas do segundo dia da 2ª fase do vestibular da Unicamp 2019. As disciplinas abordadas foram geografia, história e matemática e a abstenção foi de 13,6%. Os direitos humanos nortearam boa parte da prova. O gabarito será divulgado no decorrer da semana, já que ainda nesta terça-feira (15), os candidatos farão as provas de Física, Biologia e Química.
+ FEZ O ENEM E QUER SABER A NOTA ANTES? USE NOSSA CALCULADORA!
O segundo dia de provas trouxe temas bastante aproximados da realidade dos estudantes. Segundo José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comvest, as questões abordaram aquilo que é esperado do estudante que pretenda ingressar no ensino superior. “Os assuntos abordados são extremamente trabalhados no ensino médio, portanto consideramos que não houve muita dificuldade na leitura e interpretação dos textos para responder o que estava sendo demandado”, afirmou.
A prova de matemática começou com questões contextualizadas, como cálculo da autonomia de um automóvel, até questões mais abstratas, com um tipo de raciocínio fundamental para diversos cursos da Unicamp. “A cultura matemática se enquadra em um contexto de realidade, mas demanda capacidade de fazer relações, por isso, a prova cobrou função, geometria, matrizes e outros temas clássicos dentro do conhecimento matemático”, disse José Alves, em entrevista ao site oficial da Unicamp.
Já a parte de humanas do exame do segundo dia trouxe, nas questões, temáticas como o Cinema Novo, a questão dos refugiados, alguns conhecimentos clássicos de geografia como deslocamento populacional, inundações, além do debate sobre nacionalismo e movimentos emancipatórios, no contexto da globalização, como no caso da Catalunha (Espanha).
“Um grande eixo na prova de Geografia e História foi o dos direitos humanos. Tivemos uma prova extremamente atual, na medida em que foram abordados temas como a necessidade de liberdade de pensamento e questionamento, a tensão entre pressupostos de fé e razão, os refugiados, dentre outros assuntos de relevância para os estudantes”, explicou José Alves.
Deixe um comentário