A inscrição para o Enem 2018 será gratuita para quem foi aprovado no Encceja, que garante a certificação de conclusão dos níveis fundamental e médio.
Para garantir o direito à isenção na taxa de inscrição, é necessário que o estudante tenha sido aprovado na modalidade do ensino médio e obtido proficiência habilitadora de certificação na área de conhecimento em que se inscreveu no exame.
O pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2018, pode ser feito até o próximo domingo, dia 15 de abril.
Quem perder o prazo, ou não tiver a isenção aprovada, terá que pagar a taxa de R$ 82 para poder realizar o Enem 2018.
O Encceja é voltado a pessoas que não concluíram os estudos na idade adequada, mas que podem fazer a prova para obter a certificação do ensino fundamental (para isso, precisam ter, no mínimo, 15 anos completos na data da prova) e do ensino médio (para quem tem 18 anos completos ou mais).
Quem teve direito à gratuidade no Enem 2017, faltou aos dois dias de aplicação no ano passado e pretende requerer novamente a isenção no Enem 2018 deverá justificar a ausência no mesmo período e no mesmo sistema da isenção.
A relação de documentos aceitos para cada motivo de ausência está listada no edital, no site do Enem 2018, neste link.
O resultado da solicitação de isenção será divulgado na Página do Participante em 23 de abril. O período de apresentação de recursos será entre 23 e 29 de abril, quando o interessado terá a oportunidade de apresentar novos documentos.
Se o recurso for negado, o candidato ao Enem 2018 ainda terá a opção de se inscrever, em maio, e pagar a taxa de R$ 82.
Quatro perfis serão beneficiados pela gratuidade, sendo um deles inédito. Será isento da taxa de inscrição o participante que:
Deixe um comentário