O momento da realização de uma prova precisa sempre ser conduzido com muita atenção. Seja no caso de vestibular, Enem ou qualquer outro tipo de exame, é preciso seguir alguns passos importantes para ter sucesso.
Realizar uma avaliação de forma despreparada pode fazer com que o candidato perca a sua oportunidade, atrasando os seus objetivos e sonhos.
A maioria das provas e testes possui características semelhantes. Assim, fica mais fácil determinar a melhor forma de se realizar este tipo de exame. O candidato precisa estar bem descansado e em plena confiança do que estudou. Também existem maneiras de garantir energia para todo o curso da avaliação e para controlar os ânimos.
Confira a seguir cinco dicas sobre o que fazer e não fazer no dia da prova:
Com a aproximação da prova, você vai sentindo aquele friozinho na barriga? Se for uma sensação inofensiva, tudo bem, ela não deve ser motivo de preocupação. Mas se você chegar a sofrer de uma crise de ansiedade, tendo dificuldades para dormir ou se concentrar nos estudos, é preciso atenção. Encontre formas de conquistar mais segurança para realizar a avaliação: a principal delas é o próprio estudo. Faça revisões e releia suas anotações para ganhar mais segurança.
Uma boa noite de sono faz maravilhas para o corpo e principalmente para o cérebro. Se você vai fazer uma prova importante no dia seguinte, a qualidade do sono faz toda a diferença. Durma o suficiente na noite anteriro a prova, entre 7 e 8 horas, ou seja, evite dormir muito tarde. Respeite o seu sono e o seu corpo para ter energia de sobra para fazer a avaliação. Também é recomendado evitar estudar logo antes de dormir: permita um descanso a seu cérebro antes de deitar.
Lembre-se que você vai passar um bom tempo sentado, realizando a prova. Por conta disso, é melhor usar roupas mais confortáveis. Na maioria dos exames deste tipo não é permitido a entrada com bonés, chapéus, gorro e óculos de sol, então nem saia de casa com estes itens.
Em provas longas é muito importante se manter alimentado. Isso renova as energias e mantém a atividade cerebral funcionando. Porém, evite alimentos muito pesados, que possam causar algum desconforto durante o exame. Opte por frutas ou barras de cereais e lembre-se de levar água, também. Alimentos leves fazem bem para o estômago e proporcionam a energia que você precisa para realizar a prova.
Sempre que alguma grande prova é organizada os portais de notícias ficam cheios de fotos de estudantes aos prantos, barrados nos portões de entrada porque se atrasaram. Não se torne mais um deles! O local da avaliação é muito longe de onde você mora? Qual meio de transporte você vai utilizar? Todos estes fatores devem ser levados em consideração para você elaborar o seu plano. Chegar com antecedência é essencial, então coordene o seu horário com base nisso.
Muitas grandes conquistas da vida se iniciam com uma boa nota em uma prova importante. Além de estudar da forma correta, procure seguir estas dicas para que o seu dia de avaliação transcorra sem problemas e seja eficiente. Boa sorte!
Caso ainda tenha dúvidas ou queira dividir alguma outra dica, deixe um comentário!
Deixe um comentário