Como se preparar para a 2ª fase da Fuvest nas próximas semanas

Educação

Como se preparar para a 2ª fase da Fuvest

Saiba o que fazer nas próximas semanas para chegar preparado na 2ª fase da Fuvest.

10 meses ago - Equipe Cafeina Nerd
#Fuvest #Fuvest 2020 #fuvest 2ª fase
Candidatos fazendo a prova da fuvest 2020

Com a divulgação da lista de convocados para a 2ª fase da Fuvest, os candidatos que conseguiram avançar já iniciam seus estudos para as provas, que acontecem em 5 e 6 de janeiro e darão mais de 8 mil vagas na Universidade de São Paulo (USP) em 2020.

A prova é dividida em dois dias. No primeiro, o aluno encontrará um exame dedicado ao Português e à Redação. No segundo, uma prova dissertativa com 12 questões e de disciplinas variantes de acordo com a carreira escolhida. Nessa prova, podem ter questões de duas a quatro das disciplinas obrigatórias do Ensino Médio.

Para te ajudar nessas semanas de preparação separamos algumas dicas que podem ser úteis e te ajudar a chegar com o potencial máximo para angariar sua vaga na USP. Vamos lá?

Festas de fim de ano

Final de ano é aquela coisa, né? Natal você, geralmente, se esbalda na comilança, Ano Novo vai em algumas festinhas com os amigos. Muitas vezes, as pessoas viajam. Não deixe de fazer nada que você queira, mas lembre-se: faça tudo com moderação e não deixe de estudar. Todo dia de estudo será fundamental na sua preparação. No máximo, descanse e relaxe nos dias 3 e 4 de janeiro para chegar com a cabeça fria na prova.

Uma boa dica aqui é fazer um plano de estudos e cumpri-lo. Assim, você pode manter um equilíbrio entre a preparação para a 2ª fase da Fuvest e o lazer.

Treine com provas anteriores

Já falamos aqui no Cafeína Nerd diversas vezes, mas vale ressaltar. A melhor forma de se preparar para um grande vestibular é fazendo provas dos anos anteriores. Com a 2ª fase da Fuvest não é diferente.

No site oficial da Fuvest, você pode baixar as provas dos anos anteriores e treinar uma resolução. Faça seu próprio simulado, em um local isolado e contando o tempo. Entenda e treine o formato da redação.

É importante você treinar bem a sua escrita. Afinal, para que a banca avaliadora te dê uma boa nota é preciso que sua letra seja legível. E nada de encher linguiça, hein? Os corretores da Fuvest odeiam isso. Responda de forma elaborada, mas não fique repetindo as mesmas coisas.

+ Veja no manual do candidato quais disciplinas caem de acordo com seu curso

É importante que você saiba quais disciplinas caem de acordo com seu curso no segundo dia de provas. Para isso, acesse o link acima.

Assuntos cobrados na 1ª fase se repetem?

Uma dúvida comum entre os candidatos é se assuntos cobrados na primeira fase se repetem. A resposta é sim, se repetem. Mas, com menor incidência do que aqueles assuntos que não foram cobrados.

Isso não significa que você deve deixar de lado os assuntos que já caíram. Mas, é melhor dar foco para aqueles que a Fuvest ainda não cobrou. Já que não existe tempo hábil para revisar tudo, essa dica pode ser bem útil.

Leituras obrigatórias

Ler as obras obrigatórias já devia ter sido feito na primeira fase. Se você não fez, está correndo contra o tempo. Se você o fez, agora é hora de ler resumos e análises para chegar com todo o conteúdo afiado. Na prova de português, aproximadamente 40% do conteúdo costuma ser referente aos livros.

Deixe um comentário