É extremamente difícil descrever a importância da Enfermagem, tanto no setor de saúde quanto para a sociedade. A presença do profissional é inquestionável, até porque cuidar de vidas alheias não é para qualquer um.
Se você acha que tem o dom, faça o possível para entrar e concluir o curso de Enfermagem. Se não acha, faça o mesmo, já que tão inquestionável quanto esse trabalho é a merecida recompensa de quem se esforça e se aprofunda na área.
“Medo” de sangue, mal-estar por determinados medicamentos e não conseguir “virar” a noite em um plantão são os principais argumentos de quem não quer fazer o curso de Enfermagem. Realmente, estas são situações difíceis que qualquer estudante poderá enfrentar, no entanto, a prática o obriga a superá-las. O sangue não afetará tanto quem o estiver manipulando; os cheiros serão naturais com o passar do tempo; e o sono pode ser contornado, talvez não na primeira, segunda ou terceira semana, mas será contornado. Acompanhe este post e descubra ainda mais sobre o curso de Enfermagem.
O curso de Enfermagem exige que o estudante se dedique muito, até porque vidas não são brinquedos e exigem atenção, higiene e consciência de trabalho. O profissional de saúde necessita tirar todas as dúvidas antes de pensar em entrar em uma mesa de cirurgia ou simplesmente aferir a temperatura de um paciente. Hospital, posto de saúde ou ambulatórios. Seja qual for o local, não é ambiente para testes.
É melhor ter um estudante mediano, mas eficiente no trabalho, do que o contrário. Por mais que a teoria seja o coração da aprendizagem do profissional de saúde, a prática é o cérebro, que irá nortear as ações e configurar um excelente atendimento. Salvar vidas é pensar rápido, com segurança e eficiência. Com essa tríade, o enfermeiro e o paciente sairão satisfeitos com o que foi realizado.
O mercado de trabalho para quem faz o curso de Enfermagem é o mais amplo possível. É fundamental a presença deste profissional e não irá faltar lugares para ele atuar. Isso, no atual momento vivido pelo Brasil, não é algo comum de se dizer. A segurança de um lugar para colocar em prática tudo aquilo que estudou é uma primeira vitória, tanto que um dos motivos para o estudante escolher Enfermagem está nessa “garantia” de um ambiente de trabalho.
Este item não está no final à toa. Sem essa palavra, ninguém que faça o curso de Enfermagem pode alçar um ambiente para trabalhar. O respeito deve ser para todos, indistintamente, e não apenas para o chefe do setor ou o médico responsável. Sem respeito não se cria ambiente confortável para atuar. Ele é ingrediente fundamental para lidar e ser ouvido pelas pessoas. É com o respeito que cria-se força para o trabalho em equipe e reforça o compromisso de todos pelo bem comum e a saúde do enfermo.
Ser enfermeiro, acredite, é padecer no paraíso, pois haverá muita cobrança, muito esforço e muita pressão, mas o sorriso e a melhora dos pacientes silenciarão qualquer cansaço no fim de turno. Acredita na profissão? Quer fazer esse curso? Conte para a gente sua impressão!
Deixe um comentário