Estudantes que usam o FIES reclamam de dificuldades na renovação

Alunos que dependem do FIES para pagar a faculdade reclamam de dificuldade para fazer a renovação e saber o saldo devedor.

21/11/2018 - Equipe Cafeina Nerd

O prazo para renovar os contratos do FIES assinados até dezembro de 2017 se encerra na próxima sexta-feira (23). No entanto, muitos estudantes, que dependem do programa para financiar a graduação em faculdades particulares, estão reclamando de dificuldades para confirmar a renovação e até para saber o saldo devedor.

As principais queixas dos estudantes é a de que eles não conseguem consultar quanto devem, não conseguem fazer a renovação – que já foi adiada duas vezes – e até que empresas de cobrança ligam em nomes de banco. Além disso, muitos alegam que estão com o nome sujo devido ao FIES.

Segundo o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), 86% dos contratos já foram renovados e a legislação assegura a realização do aditamento, mesmo fora do prazo estabelecido, em casos de problemas operacionais. Portanto, é crucial que o estudante que está tendo problemas guarde algo que comprove o problema na operação, como por exemplo uma captura de tela, que mostre o erro. Para quem optou pelo Novo Fies, o prazo final para o aditamento é dia 30 deste mês de novembro.

A Caixa, que é responsável pelo Novo Fies, afirmou que o sistema está em constante monitoramento e que mais de 21 mil contratos já foram pré-aditados. Menos da metade do total.

Estudantes que dependem do FIES tentam de tudo para pagar e ficam em estado de extrema preocupação pois não sabem se vão conseguir a aprovação para seguir estudando. Rafaela afirmou: “Vou esperar para ver o que acontece, pois dependo do FIES para concluir minha graduação”.

Deixe um comentário