Conheça o curso de Farmácia - Mercado de trabalho, áreas de atuação...

Pós-graduação

Conheça o curso de Farmácia

As pessoas associam o trabalho do farmacêutico às farmácias, porém, a grande a gama do mercado de trabalho para esse profissional.

13/03/2019 - Equipe Cafeina Nerd
#carrreira #Cursos #faculdades #farmacia #guiadecarreira #guiadeprofissão #Vestibular

As pessoas associam o trabalho do farmacêutico a estabelecimentos que vendem medicamentos, no caso, as farmácias. No entanto, o mercado de trabalho de quem faz o curso de Farmácia é bastante amplo, pois o farmacêutico pode trabalhar em áreas de pesquisa acadêmica, pesquisa científica, pesquisas tecnológicas, em indústrias, na área de análises clínicas, em farmácias e outras áreas diversas vinculadas à formação de farmacêutico como, vigilância sanitária, laboratórios, na área de homeopatia, desenvolvimento de cosméticos, produtos de higiene pessoal e etc.

Por toda essa gama de possibilidades, iremos falar um pouco do curso de Farmácia, onde e em quais oportunidades o farmacêutico pode atuar e como está o mercado de trabalho em nosso país para este profissional. Confira!

O curso de Farmácia

No curso de farmácia, o aluno irá estudar disciplinas vinculadas às áreas de biologia (genética, farmacologia, biologia molecular e fisiologia), química (química orgânica, química inorgânica, química analítica, físico-química) e física, que são as disciplinas de embasamento para o farmacêutico, pois irão ajudar na interação entre as substâncias e os organismos.

Além disso, o farmacêutico estuda disciplinas específicas para o exercício de atividades na área como: bioquímica, biofísica, análise orgânica, propriedades farmacológicas, farmacotécnica, substâncias medicinais, fito química, virologia, farmácia clínica, aplicação de substancias em remédios, desenvolvimento de produtos farmacêuticos, controle de qualidade de medicamentos, hematologia clinica e etc.

Entendendo mais sobre o curso de Farmácia

Durante o curso de farmácia, o estudante cursa disciplinas relacionadas com a composição e produção de cosméticos, alimentos industrializados e medicamentos.

No final do curso, o estudante realiza estágios clínicos e em farmácias de hospitais, como uma forma de conseguir a experiência e a prática necessária para desenvolver o seu trabalho como farmacêutico. O farmacêutico trabalha em conjunto com outros profissionais da saúde, colaborando diretamente com o trabalho destes, como por exemplo, os médicos.

O curso de farmácia tem em média duração de 4 anos corridos e tem como objetivo preparar os seus estudantes para a profissão de farmacêutico de uma forma generalista, podendo trabalhar em equipes de saúde multidisciplinares, desenvolvendo trabalhos na área de vigilância sanitária (farmacológica) e sendo capaz de organizar e administrar farmácias em geral.

As funções e o mercado de trabalho do farmacêutico

O curso de farmácia prepara profissionais para a área de saúde, e o mercado de trabalho farmacêutico está intimamente ligado com ações de forma a promover a saúde humana nas mais diversas áreas.

De uma maneira geral, as pessoas conhecem apenas o farmacêutico como aquele que trabalha nas farmácias. No entanto, a função de farmacêutico vai muito além, podendo este profissional atuar em diversas frentes, fazendo o desenvolvimento de pesquisas, a preparação de novos medicamentos para serem utilizados pelas pessoas, trabalhar em indústria de alimentos, laboratórios e etc. Tanto que de acordo como Conselho Federal de Farmácia, o bacharelado em Farmácia ou farmacêutico pode atuar em mais de 70 áreas.

As áreas de atuação de um farmacêutico

Entre as áreas que o farmacêutico pode atuar estão:

• Estabelecimentos farmacêuticos em geral.

Dentre tais estabelecimentos, estão as áreas de manipulação, homeopáticas e hospitalares:

• Indústria farmacêutica;

• Vigilância sanitária;

• Cosmetologia;

• Biotecnologia;

• Gestão de serviços de saúde;

• Administração farmacêutica;

• Indústria de alimentos;

• Laboratórios de análises clínicas e;

• Docência para a formação de novos farmacêuticos.

Graças à grande quantidade de áreas de atuação, o farmacêutico tem muitas possibilidades de trabalho, pois a área apresenta um mercado bastante vasto a ser explorado e que está em plena expansão, gerando boas oportunidades profissionais de acordo com as características profissionais e pessoais de cada farmacêutico.

E você já pensou em ser farmacêutico? Tem algo para acrescentar? Então deixe o seu comentário e venha participar da conversa.

+ FAÇA NOSSO TESTE VOCACIONAL

Deixe um comentário