Segundo pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada na segunda semana de janeiro de 2019, a maioria da população brasileira é a favor do ensino de educação sexual e da discussão política nas escolas do país. Foram mais de 2.000 pessoas ouvidas em 130 municípios entre 18 e 19 de dezembro. A margem de erro é 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A pergunta feita pelo Instituto Datafolha foi se “educação sexual” e “assuntos políticos” deveriam ser tema de sala de aula. Veja a porcentagem que concorda, discorda ou não sabe no Brasil:
54% da população afirmou que concorda com o ensino da educação sexual nas escolas brasileiros, enquanto 44% discorda e 1% não soube responder. Já para assuntos políticos, tem que vem sendo muito discutido com o “Escola sem Partido”, que quer acabar com a discussão nas escolas, 71% dos brasileiros disseram que sim, que deve haver política em sala de aula. 28% discordaram e 1% não soube responder.
É válido ressaltar que quanto maior o grau de escolaridade mais as pessoas apoiam tanto a discussão política quanto a educação sexual. Dos entrevistados com ensino fundamental completo, 62% são favoráveis à abordagem política nas escolas. Com ensino médio, a porcentagem sobe para 72%; com superior, 83%.
Já se tratando da educação sexual, a mesma progressão acontece: 49% dos que tinham ensino fundamental completo concordam com o tema em sala de aula, 54% dos entrevistados com ensino médio e 63% do ensino superior.
Deixe um comentário