O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira o calendário completo do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2019). As provas serão aplicadas entre os dias 3 e 10 de novembro e os candidatos só terão 11 dias para fazer a inscrição. Atente-se! O MEC ainda afirmou que o edital completo deve sair em março.
Pelo terceiro ano seguido, está confirmado! O ENEM terá prova em dois domingos seguidos e não em dois dias seguidos (sábado e domingo) como era antigamente. O Inep, órgão responsável pela prova tomou a decisão junto com o MEC após uma consulta ao público.
Neste ano, o estudante terá apenas 11 dias para fazer a inscrição. Então, é preciso ficar atento entre 6 e 17 de maio. Agora, se o aluno quer a taxa de isenção terá os 10 primeiros dias de abril para fazer a solicitação, com o pedido. O prazo é o mesmo para os que devem justificar a ausência no ENEM 2018.
O ENEM acontece há mais de 20 anos e é uma das principais formas de entrada em faculdades privadas, federais e até estaduais de todo o Brasil. O principal método utilizado pelos alunos é via Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que dá vaga em centenas de universidades. Também é possível conseguir descontos, através do Fies, ou bolsas pelo ProUni.
Deixe um comentário