O diploma EAD é igual ao de um curso presencial?

EAD

Diploma EAD é igual ao de um curso presencial?

Uma dúvida frequente para alunos que querem ingressar em uma graduação a distância é se o diploma EAD é ou não igual ao de um presencial. Explicamos!

11/10/2018 - Equipe Cafeina Nerd
#Diploma EAD #EAD

Pelo fato dos cursos a distância terem surgido junto com a revolução tecnológica nos últimos anos, muitas pessoas têm dúvidas básicas sobre como eles funcionam exatamente. E isso é completamente normal. Estamos aqui para esclarece-las. Uma das questões mais perguntadas é: o diploma EAD é igual ao de um curso presencial?

A resposta para a questão acima é sim. O Ministério da Educação (MEC) não distingue as modalidades EAD e presencial no diploma. Você pode mencionar somente se achar interessante em uma entrevista de emprego, por exemplo. Isso acontece porque as exigências e os critérios avaliados pelo órgão são os mesmos. Portanto, nem haveria motivo para que houvesse diferenciação, já que a qualidade é a mesma e, muitas vezes, até superior.

O que o curso EAD precisa para ser reconhecido pelo MEC?

Para um curso ser reconhecido pelo MEC, ele deve entrar em análise e atender às exigências do órgão. Vale ressaltar que não importa se uma instituição renomeada está o ofertando, mas sim se ele passou pelo crivo do Ministério da Educação.

Algumas das exigências do órgão são: que a faculdade possua um polo presencial, que tenha professores prontos para atender os alunos em caso de dúvidas, que tenha um local físico para que as avaliações possam ser feitas algumas vezes por semestre e daí em diante. Portanto, pesquise bastante antes de se matricular em um curso EAD. Verifique se ele é reconhecido pelo MEC, pois somente assim terá uma aceitação igual ao de um presencial no mercado de trabalho.

Como verificar se o curso que quero é reconhecido?

O MEC disponibiliza, em seu próprio sistema, uma página que mostra quais são as faculdades que oferecem graduação a distância (incluindo bacharelados, licenciaturas e tecnólogos). Lá você encontra quais cursos as instituições de ensino possuem e a nota, de acordo com o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), o IDD (Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado) e o CPC (Conceito Preliminar de Curso).

Mesmo que o curso conste no sistema, é sempre bom conferir com a instituição de ensino desejada se ele ainda está em atividade.

Para te ajudar, montamos um passo a passo. Confira:

  • Entre no site do e-MEC (http://emec.mec.gov.br/)
  • Clique em “consulta avançada”
  • No item “buscar por” selecione “curso de graduação”
  • No campo “curso” coloque o nome do curso que você deseja fazer
  • Em “UF” selecione seu estado
  • Em “município” coloque sua cidade (opcional)
  • Em “modalidade” selecione “a distância”
  • Se você já sabe qual é o grau do curso (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo) selecione no campo “grau”
  • Na área “atuação” coloque “em atividade”
  • Para finalizar, preencha o código de verificação e clique em “pesquisar”

Na pesquisa você vai encontrar o nome da instituição, a sigla dela, o nome do curso, o grau, a modalidade e, posteriormente, as notas que mencionamos acima. Se você clicar em cima da nota verá também o ano em que foi feita aquela avaliação.

Como o mercado de trabalho vê o EAD?

Muitas pessoas ainda acreditam que o aluno de EAD é visto com preconceito no mercado de trabalho. Isso não é verdade há muitos anos. Muito pelo contrário. Atualmente, os recrutadores veem com bons olhos quem opta pela modalidade a distância, pois segundo eles cria senso de responsabilidade, organização e comprometimento no estudante. Assim, ele estará mais preparado para o mercado do que um aluno de curso presencial.

Pesquise antes de escolher o curso

É muito importante pesquisar bastante antes de tentar o ingresso em um EAD. Por mais que o curso escolhido tenha reconhecimento do MEC é fundamental procurar comentários de outros estudantes que já fizeram aquele curso ou já se matricularam naquela instituição, perguntar para pessoas que já estão inseridas no mercado de trabalho como o diploma daquela instituição e daquele curso é visto e assim por diante. Obtenha todas as informações possíveis para ter certeza de que você está fazendo uma escolha condizente com seus objetivos.

Deixe um comentário