Estude

5 aplicativos para ajudar quem estuda a distância

Aplicativos podem ajudar e muito quem estuda EAD a se organizar, compartilhar arquivos pesados e digitalizar outros.

11/10/2018 - Equipe Cafeina Nerd
#Aplicativos para estudos #EAD #Tecnologia

A vida de estudo e trabalho não é nada fácil. É preciso tomar muito cuidado na hora de se organizar nos dois ambientes para não deixar passar nada. Para isso, centenas de aplicativos já foram criados com o objetivo de auxiliar os estudantes. No caso do EAD, então, isso pode ajudar de diversas maneiras. Pensando no aluno dessa modalidade separamos 5 aplicativos muito úteis para o dia a dia. Confira e bons estudos!

Dropbox

Disponível na Google Play? Sim.

Disponível na App Store? Sim.

Versão gratuita? Até 2GB.

Quem nunca perdeu arquivos porque o celular apagou ou o computador deu algum problema? Ou então, o HD sumiu? Essa sensação é horrível, não é mesmo?

Deixar seus arquivos salvos em um meio físico não é 100% seguro e é aí que entra a grande funcionalidade do Dropbox. Com uma versão gratuita que suporta até 2GB de arquivo (de texto, áudio, vídeo, imagem, etc.), o aplicativo irá permitir que você centralize o armazenamento de seus trabalhos, editando-os, compartilhando com os colegas e abrindo-os no dispositivo desejado. Não importa se é no seu smarthpone, no tablet ou no computador. Se eles estiverem sincronizados, você poderá controlar tudo a partir de qualquer um deles.

O Dropbox aposta muito na colaboração. Por isso, muitos professores e estudantes o utilizam para digitalizar documentos e enviar pastas com arquivos grandes. Claro que com uma segurança muito eficaz.

 

Pocket

Disponível na Google Play? Sim.

Disponível na App Store? Sim.

Versão gratuita? Sim.

O aluno EAD está conectado à internet com certa frequência. Isso pode ser uma grande tentação nos momentos que exigem concentração nos estudos. Para não deixar essa navegação te atrapalhar, o aplicativo “Pocket” permite que você salve páginas, notícias, sites, fotos e afins dentro dele para ver tudo posteriormente.

Assim, quando for a hora de focar nos estudos, você não perderá seu tempo clicando em notícias que não ajudarão em nada naquele instante. Mais tarde, a caminho do trabalho ou na hora de almoço, aí sim, você abre o seu celular e lê tudo que ficou para trás com grande facilidade. Uma boa, não?

 

My Study Life

Disponível na Google Play? Sim.

Disponível na App Store? Sim.

Versão gratuita? Sim.

O aplicativo “My Study Life” é uma espécie de agenda inteligente, que auxilia o aluno com os compromissos diários, semanais e mensais. Ele avisa o estudante quanto tempo falta para a entrega de um determinado projeto, quais são as mini-tarefas restantes para o fim de uma lição, permite marcar a porcentagem que falta para finalizar um trabalho e assim por diante.

Com ele, você vai anotando as datas de entrega e colocando lembretes para si mesmo. Afinal, ninguém consegue lembrar de tudo isso de cabeça, não é mesmo? E salvar isso em um celular ou tablet facilita muito sua vida, até mesmo para acrescentar novas tarefas e editar as antigas.

Outra função muito interessante do app é que ele permite unificar a agenda com toda a sua sala de aula, incluindo os professores. Portanto, sugerir isso para os colegas pode ajudar vocês a se organizarem e ajudarem um ao outro, de acordo com a chegada dos prazos.

 

Evernote

Disponível na Google Play? Sim.

Disponível na App Store? Sim.

Versão gratuita? Sim.

Um dos mais reconhecidos aplicativos para ajudar nos estudos é o Evernote. Se você é daquele tipo de pessoa que gosta de fazer anotações com facilidade e depois abri-las onde quiser, o Evernote é a ferramenta certa. Com ele, você pode fazer uma anotação extremamente rápida, assistindo a uma vídeo-aula no computador e, posteriormente, estudar através dela no caminho do trabalho, no celular, por exemplo.

Outro recurso do Evernote é poder digitalizar um documento e enviar para os colegas, com a câmera do smartphone. Inclusive, qualquer arquivo salvo no aplicativo é passível de compartilhamento. Para abri-los, posteriormente onde desejar, basta sincronizar seus dispositivos.

 

Flat Tomato

Disponível na Google Play? Não. Mas, há um muito parecido chamado “Clockwork Tomato”, que é compatível com Android.

Disponível na App Store? Sim.

Versão gratuita? Sim.

Agora, se você sente que está muito distraído e isso vem sendo um problema para a sua produtividade no curso, o aplicativo Flat Tomato é uma ótima saída. Ele marca um determinado tempo de concentração, tirando suas distrações e te avisando quando o período acaba. Depois disso, você terá uma merecida pausa antes de recomeçar.

Esse método de estudo é conhecido como “Pomodoro” e foi desenvolvido na década de 1980 pelo italiano Francesco Cirillo. Ele concluiu que se a cada 25 minutos de concentração você tiver 5 de descanso, sua produtividade será, extremamente, potencializada.

É simples. Você faz suas tarefas em blocos. Isso pode melhora-las, pois sua mente estará mais produtiva, livre e preparada. Vale lembrar: o método diz que a cada 4 fases, o descanso deve ser de 30 minutos. Obviamente, redes sociais, televisões e sites de stremaning devem estar desligados no momento da concentração.

Deixe um comentário