EAD

Como e onde são feitas as provas de EAD

Uma dúvida comum em estudantes é relativa às provas de EAD. Afinal, como e onde elas são feitas? Confira!

15/10/2018 - Equipe Cafeina Nerd
#EAD #Prova EAD

O EAD caracteriza-se, principalmente, pela facilidade de acesso oferecida ao estudante. Afinal, ele pode fazer suas atividades, assistir às aulas e interagir com tudo que seu curso engloba, a partir de um celular, de um tablet ou de um computador. Mas, você deve estar se perguntando: e as provas? Elas também são feitas de forma online ou são presenciais?

Primeiramente, é preciso explicar que o Ministério da Educação (MEC) exige que 20% da carga horária total de um curso EAD deve ser feito de forma presencial. Isso, geralmente, inclui algumas atividades, estágios, trabalho de conclusão de curso (TCC) e, principalmente, as avaliações.

Agora que você já sabe da obrigatoriedade do MEC, podemos dar a resposta: as principais provas de um curso a distância, aquelas que seriam as bimestrais ou semestrais em uma faculdade presencial, devem ser feitas nos polos de apoio. Isso não impede que algumas pequenas provinhas ou atividades sejam feitas a distância. E isso também não significa que isso irá compor totalmente sua nota. Pelo contrário!

Não se esqueça que há trabalhos, atividades e aulas práticas, que irão formar sua média final. Sem falar no conteúdo que você produzirá nos fóruns de debate, nas pontuações que você fará nos quizzes e nos games disponibilizados de forma online e tudo mais que cada universidade oferta.

Vale ressaltar que, na maioria das instituições de ensino reconhecidas, essas provas mencionadas acontecem de uma a duas vezes por semestre. Geralmente, uma avaliação ocorre no fim do período, que seria equivalente a uma prova semestral, assim dizendo e a outra varia bastante, mas o mais comum é que ela marque a metade do intervalo entre um e outro semestre.

Deixe um comentário