EAD

Como funciona o vestibular EAD?

O vestibular EAD pode ser realizado de até três formas diferentes, dependendo da instituição escolhida. Confira quais são.

11/10/2018 - Equipe Cafeina Nerd
#EAD #Vestibular EAD

Uma das dúvidas mais frequentes para quem procura sobre educação a distância na internet é: como funciona o vestibular EAD? Isso acontece, porque a modalidade está em fase de crescimento no Brasil e prestes a superar o ensino presencial (segundo estudos, isso aconteceria em 2023).

Basicamente, existem duas opções. A que é oferecida pelas maiores instituições é, geralmente, um vestibular agendado. Algumas também oferecem uma prova no mesmo estilo do vestibular presencial e outras poucas dão a opção de uma prova online.

Vestibular EAD agendado

A opção mais encontrada nas instituições de ensino é a de agendar sua prova. Em muitos casos, o teste é somente uma redação, que cobrará capacidades de escrita, argumentação e compreensão do tema proposto do aluno. A inscrição é, geralmente, feita pela internet, há uma pequena taxa a ser paga e o aluno comparece a um polo presencial para fazer o teste.

Vestibular tradicional

A outra opção é fazer a prova nos moldes de um vestibular tradicional, com data, previamente, marcada, matérias variadas, horário determinado e, então, os melhores colocados são convocados para as turmas daquele semestre.

Entrar no EAD com a nota do ENEM

Outra forma de ingressar em uma graduação EAD é através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Atualmente, a maioria das faculdades que oferecem educação a distância possuem esta modalidade de entrada.

É bem simples. Você só precisa levar, para a instituição, uma boa nota recente no ENEM para poder se matricular. E, dependendo de quão alta ela for, pode, inclusive, render-lhe uma bolsa de estudos.

Segunda graduação 

Em muitas instituições, também existe a possibilidade de entrar sem o vestibular, quando o estudante vai fazer a sua segunda graduação. Basta enviar os documentos necessários e passar por uma análise da faculdade escolhida. Assim, ele também pode ter a anulação de matérias, que já foram feitas durante a outra graduação.

Deixe um comentário