Existe financiamento estudantil para EAD?

Programas de financiamento estudantil para EAD ainda não estão em vigor no Brasil, mas outras saídas podem ajudar o estudante.

15/10/2018 - Equipe Cafeina Nerd
#EAD #Financiamento estudantil

Programas de financiamento estudantil para EAD ainda não estão em vigor no Brasil, mas outras saídas podem ajudar o estudante.

Os cursos de educação a distância (EAD) possuem um valor muito abaixo da média de mercado quando comparados a um presencial. Mesmo assim, diversas universidades oferecem bolsas de estudo para quem deseja ingressar na modalidade.

Devido a todo esse contexto, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), do governo, que ajuda alunos que não tem condições de arcar com mensalidades de faculdades particulares, cobrando juros baixos a longo prazo, ainda não está presente nas graduações a distância. No entanto, já existem iniciativas e sinalizações para que isso mude em um futuro próximo.

A cada ano e semestre, o FIES passa por modificações. No entanto, até agora o EAD não foi incluído. De qualquer forma, existem boas opções para o estudante, que tem dificuldades em pagar um curso. Afinal, uma das virtudes do ensino a distância é, justamente, essa acessibilidade.

Bolsa de estudos para EAD

Se você prestou o ENEM recentemente e tirou uma nota boa, provavelmente conseguirá uma bolsa de estudos interessante quando entrar em contato com a universidade de preferência. Afinal, é uma ótima saída para que eles coloquem profissionais competentes no mercado de trabalho futuro, que representarão a instituição de ensino, e um prêmio para quem tanto se dedicou na vida escolar. O Programa Universidade para Todos (ProUni) também pode te ajudar da mesma forma, com bolsas integrais e parciais.

Financiar uma faculdade presencial ou fazer EAD?

Cada aluno possui uma situação específica, que varia de acordo com o seu momento de vida. No entanto, algumas ponderações podem ajudar. Em primeiro lugar, pense no que será melhor para o seu futuro. Será que vale, realmente, a pena financiar uma faculdade presencial e pagá-la durante anos após sua formação? Se você aposta que conseguirá sem se prejudicar, ótimo. Também é uma boa opção.

Agora, se você quer ter um ensino com uma qualidade tão boa quanto a do ensino presencial e pode pagar por um valor mais baixo durante o curso, o EAD foi feito para você. Assim, quando você se formar estará livre de pendências, com o diploma na mão e disponível para se desenvolver no mercado de trabalho.

Economias de quem cursa EAD

O valor mais baixo de um curso a distância não tem relação somente com a mensalidade. Muito pelo contrário. O aluno da modalidade deixa de gastar com refeições nas instituições de ensino, que costumam ter preços salgados, transporte, xerox e assim por diante. Portanto, vale a pena fazer as contas, colocando tudo no papel, antes de tomar uma decisão.

Preços: EAD x presencial

Pesquisas recentes mostram que o preço médio da mensalidade de um curso EAD no Brasil gira abaixo de R$ 300,00 e alguns cursos podem ser encontrados a partir de R$ 159,00. Em uma faculdade presencial, esse valor pode subir três, quatro ou até cinco vezes.

Deixe um comentário