EAD

O que é preciso para estudar EAD?

São poucos os requisitos necessários para se fazer um curso EAD, mas eles existem. Confira!

11/10/2018 - Equipe Cafeina Nerd
#EAD

 

Em 2018, a educação a distância (EAD) chegou a 1,5 milhão de estudantes Brasil afora. Pelas inúmeras facilidades e pelo reconhecimento do mercado, a tendência é que, em 2023, esta modalidade supere o ensino presencial em números totais.

Está claro que pela flexibilidade de horários, pela facilidade de não precisar se locomover e pela própria qualidade do ensino, cada vez mais as pessoas preferem um EAD. Isso faz todo o sentido, quando pensamos que a rotina de trabalho e tarefas domésticas já é muito desgastante e, para muitos, não há tempo necessário para ir a uma sala de aula tradicional estudar. E, os que possuem esse tempo, acabam não aproveitando-o bem, por cansaço.

Dessa forma, o que muitas pessoas se perguntam é: quais são os requisitos para a entrada em um curso na modalidade EAD? Seja de graduação, pós-graduação ou MBA, existem regras básicas e que a maioria dos interessados atendem. Então, confira abaixo o que é preciso para fazer um EAD e bons estudos!

Internet para o EAD

Primeiro de tudo, é necessário ter uma internet com qualidade, no mínimo, razoável. Isso porque o curso todo é, obviamente, online e, nele, você terá que assistir vídeos, fazer atividades, responder a quizzes, participar de jogos e daí por diante.

Portanto, uma internet com qualidade mínima de navegação é fundamental. Se você já consegue acessar redes sociais sem muita demora e assiste vídeos em plataformas de streaming, certamente, pode ingressar em um curso a distância, sem qualquer problema.

Dispositivo

Você também precisará de um computador, tablet ou até mesmo um celular – de acordo com o que a universidade exigir.

Conhecimentos básicos em navegação

Se você atende aos requisitos anteriores, provavelmente, atenderá a este também. Para fazer um EAD sem preocupações, são necessários conhecimentos básicos em navegação. Nada muito avançado, apenas o básico em digitação, pesquisas e em ferramentas simples de sites.

Organização e disciplina

Aqui não se trata de um requisito, mas sim de um conselho: tenha muita organização e disciplina. Como você não verá professores te cobrando em determinado horário em uma sala, use sua autonomia para remanejar os estudos, de acordo com a sua rotina. Mas, não confunda isso com desleixo. Se possível, acostume-se a fazer as atividades sempre de manhã ou sempre de noite, por exemplo. Coloque isso em seu dia a dia e, assim, será mais fácil adaptar seus outros exercícios ao EAD e vice-versa.

Morar em um local próximo a um polo de apoio

O Ministério da Educação (MEC) exige que você compareça ao seu polo de apoio presencial para a realização de alguma atividades. Portanto, é preciso verificar se há algum perto do local que você mora. Isso é importante não só para que você faça as provas, mas também para que possa tirar dúvidas com os professores e criar contato com outros colegas, que serão seus futuros companheiros de profissão.

Deixe um comentário