Estude

Como organizar os estudos em 2019

Organizar os estudos é crucial para ter um bom desempenho na vida escolar, mas principalmente, nos vestibulares, onde qualquer detalhe pode fazer diferença.

02/01/2019 - Equipe Cafeina Nerd
#Dicas de Estudo #Organização de estudos #Vestibulares

2019 começou. Esperanças renovadas, energias positivas e pensamento forte para mais um novo ciclo que se inicia. Se você irá prestar vestibular neste ano, descanse bem e aproveite o fim de férias para começar com força máxima. Depois disso, é hora do planejamento, de traçar metas objetivas para sempre se manter focado no caminho a ser seguido e alcançar aquilo que você deseja.

Para iniciar seus estudos com organização, eu sugiro que você pegue papel e caneta. Para boa parte das pessoas, esse método facilita na organização e no esclarecimento de ideias. Agora, se você ainda não sabe qual carreira irá seguir, comece a consultar profissionais de áreas de interesse, vá à feiras de profissão, converse com professores, pesquise na internet e faça testes vocacionais. Essa decisão precisa ser tomada com muita cautela, já que vai influenciar o resto de sua vida. Não caia na pressão de familiares. Procure fazer o que gosta, pois se não você se tornará uma pessoa frustrada no futuro.

Se você já sabe o curso que quer fazer, pesquise as faculdades que são mais relevantes naquele segmento, quais estão ao seu alcance financeiro e coloque todas as que se encaixarem nesse perfil no papel. Procure em quais datas elas realizam o vestibular e se aceitam a nota do ENEM como método de entrada. A maioria coloca essas informações no próprio site e nas redes sociais. Foque em no máximo 4 faculdades.

Agora que você já sabe quais faculdades podem te oferecer aquilo que você procura e já tem em mãos as datas das provas, veja o que elas cobram. A partir disso, você pode desenvolver uma trajetória de estudo mês a mês, semana a semana, com o intuito de chegar no dia da prova com tudo revisado.

Vamos lá, um exemplo:

Suponha que o meu sonho é fazer “Direito” na USP (Universidade de São Paulo). A prova costuma ser sempre no final do mês de novembro.

– Janeiro: Irei estudar Termodinâmica para física, Cálculo Estequiométrico em química, Trigonometria em matemática e assim por diante…

É interessante guardar, ao menos, 40 dias para uma revisão antes da prova. Essa maneira de organizar os estudos é utilizada na maioria dos cursinhos pré-vestibulares e ajuda a organizar todas as informações na mente dos vestibulandos. Agora, só depende do seu comprometimento para seguir isso e se esforçar para seguir o seu objetivo, que vai guiar sua nova vida. Boa sorte e Feliz ano novo!

Deixe um comentário