Educação

FUVEST 2019 usará novo sistema de notas de corte

Confira como funciona o novo sistema de notas de corte na FUVEST 2019. Semelhante ao Sisu, ele tem como objetivo maior inclusão social.

26/11/2018 - Equipe Cafeina Nerd

As notas de corte na FUVEST 2019 sofreram modificações em relação aos últimos anos. Seguindo o exemplo do Sisu, a USP aplicará regras diferentes aos mais de 117 mil alunos que prestaram o vestibular neste domingo (25). Com o objetivo de aumentar seu programa de inclusão social a estudantes de escolas públicas, a nota de corte sofrerá uma segregação.

Novo sistema de notas de corte na FUVEST 2019.

Funcionará da seguinte maneira: no ato da inscrição, os candidatos escolheram entre três perfis, que são:

  • ampla concorrência (sem exigência de pré-requisito)
  • estudante de escola pública (independente da renda familiar)
  • estudante PPI (autodeclarados pardos, negros e indígenas, que tenham cursado o ensino médio na escola pública)

A partir disso, cada modalidade terá uma nota de corte exclusiva para si. O Sisu adota um sistema muito semalhante e que inspirou a USP nesse processo. Vale lembrar que para o ingresso em 2019, a universidade está adotando uma política de reservar 40% de suas vagas para estudantes provenientes de escola pública. Isso engloba os PPI (que teriam dentro dessa porcentagem 37,5% dos 100%) e os que entram através do Sisu, que por si só já tem 20% das vagas totais da FUVEST.

Mais mudanças para os próximos anos

Para os próximos anos, estão previstos aumentos nessa porcentagem reservada para alunos de escolas públicas. Seriam 45% em 2020 e 50% em 2021.

Toda essa nova política da Universidade de São Paulo tem como objetivo melhorar seu índice de inclusão social. São esforços que vêm acontecendo há algum tempo para facilitar o acesso ao estudo de alta qualidade para estudantes, que na teoria teriam uma renda menor do que aqueles que estudaram em escolas particulares. E você, acha uma boa atitude?

Veja o calendário da FUVEST 2019:

  • Lista dos classificados para a segunda fase da FUVEST: 10 de dezembro.
  • Provas da segunda fase: 6 e 7 de janeiro.
  • Lista dos aprovados no vestibular: 24 de janeiro.
  • Resultado dos “treineiros”: 6 de fevereiro.

+ VEJA O GABARITO DA FUVEST 2019

Deixe um comentário