Educação

O que é e como funciona um TCC?

TCC é o Trabalho de Conclusão de Curso, conhecido por tirar suspiros de estudantes, que estão prestes a se formar. Mas, afinal o que ele é e como funciona?

11/12/2018 - Equipe Cafeina Nerd
#Faculdade #TCC #Vida Universitária

TCC, ou então Trabalho de Conclusão de Curso, é um projeto interdisciplinar cobrado, geralmente, no último ano ou no último semestre da universidade para que o aluno conclua sua graduação. É uma espécie de teste final para que o estudante consiga o diploma. Dependendo do curso, ele pode ser produzido em vários formatos. Vamos conhece-los!

Vou contar para vocês um pouco da minha experiência. Eu me formei em jornalismo em dezembro de 2017. A banca, na qual apresentei meu trabalho final, só aconteceu depois que todas as matérias tinham acabado, em 6 de dezembro. Porém, o projeto começou bem antes disso. 

No ano anterior, ou em algumas faculdades no semestre anterior, é preciso entregar o que é conhecido como “pré-projeto“. Portanto, por volta de novembro de 2016, fiz esse tal pré-projeto, que consiste em uma apresentação destrinchando tudo que você pretende fazer no seu TCC. Caso o orientador ou o coordenador do curso aprove, você segue em frente. Caso desaprove, você precisa readequar sua proposta ou então procurar outro grupo. Não se preocupe! Pelo menos na minha universidade, se eu e meu grupo desistíssemos do tema, poderíamos começar outro do zero no ano seguinte. Mas, não foi o que ocorreu.

Então, o último ano da faculdade começa e o TCC também. Eu tinha a possibilidade de fazer um documentário, um livro, uma monografia, um site ou um programa de rádio. Escolhemos o documentário em conjunto com dois alunos de Rádio e TV. Por sinal, se você tiver a chance de unir seu TCC com outra área, faça isso. Vai acrescentar muita qualidade e troca de conhecimento ao seu projeto.

Detalhe importante: você escolhe um orientador para acompanhar todo o seu percurso. Você fará reuniões semanais ou quinzenais com ele e no final ele vai ser um dos três ou quatro avaliadores da sua banca.

Na metade do caminho, algumas faculdades cobram o que é chamado de “qualificação“. No nosso caso, entregamos-a em junho de 2017. É uma espécie de aperitivo, para que o orientador avalie se você está no caminho certo para atingir os objetivos. É uma forma de verificar que o projeto está ganhando forma e que você não vai deixar tudo para a última hora. Alguns cursos têm o costume de dar uma nota de 0 a 1 para a qualificação. Quando isso acontece, a entrega final do TCC vale de 0 a 9 e o ponto restante é o quanto você tirou na qualificação.

Portanto, depois de algumas brigas, noites mal dormidas, discussões, etc…chega a entrega final. Por volta de outubro ou novembro entregamos o documentário pronto. Na minha universidade era obrigatório que a banca fosse composta pelo avaliador, por um convidado externo e por um convidado interno – um professor da casa. Eles ficam com seu TCC durante um mês para avaliarem com muita calma e levarem todas as ponderações anotadas para o dia da banca.

A banca, geralmente, é aberta para familiares e amigos. Você faz a defesa do seu projeto, destacando os pontos fortes e explicando alguns erros se eles existirem. Então, os três avaliadores fazem suas considerações, você os responde se houverem perguntas e, ao fim, eles chegam a um acordo para a nota final, que é anunciada sob muita expectativa.

Se estiver bem alinhado com aquilo que o orientador pediu, fique tranquilo. Seu TCC vai passar e se bobear ainda belisca um 10. No fim, vai ser um grande alívio e você, provavelmente, vai para o bar com os amigos ou comer pizza com a família. Só alegria!

Deixe um comentário