Educação

Fuvest muda gabarito devido à questão de física

Questão de física da FUVEST tem resposta revista e alterada após erro apontado por professores de cursinho. Veja o novo gabarito!

03/12/2018 - Equipe Cafeina Nerd

Na última sexta-feira (30), após professores do Oficina do Estudante apontarem erro no gabarito oficial, uma questão de física da FUVEST teve a resposta revista e alterada. Trata-se da pergunta de número 15 (do caderno V), que anteriormente havia sido assinalada com a alternativa correta “B”. No entanto, após a revisão o vestibular chegou à conclusão de que a resposta correta seria a letra “A”. O anúncio veio quase uma semana depois da primeira fase da prova, que ocorreu no domingo (25).

Em nota oficial, a FUVEST disse que o erro foi ocasionado devido à uma “falha de transcrição” para o gabarito. Os estudantes que realizaram a prova deve considerar somente o novo gabarito para saberem se acertaram ou não a questão de física.

Veja abaixo a questão de física da FUVEST que foi modificada:

“Esta questão trazia a ideia de frequência e velocidade angular. Mostrava a interação entre uma lâmpada estroboscópica e uma polia girando com certa frequência. A questão tem um erro de conceito na sua concepção, pois no texto aparece o termo velocidade angular e, logo após, define a unidade como RPM, que é claramente uma unidade de frequência e não de velocidade angular”, explicaram os professores Wiliam Ramos, Danilo Mello, Gregório Matheus e Danilo Mello, da Oficina do Estudante.

Sendo assim, um novo gabarito foi divulgado pela FUVEST, agora com a retificação na questão de número 15 da prova V. Veja como ficou:

 

Confira o calendário da FUVEST 2019:

  • Lista dos classificados para a segunda fase da FUVEST sai no dia 10 de dezembro.
  • Provas da segunda fase acontecem em 6 e 7 de janeiro.
  • Lista dos aprovados no vestibular sai em 24 de janeiro.
  • Resultado dos “treineiros” sai em 6 de fevereiro.

Alguns cursinhos fizeram uma resolução comentada das 90 questões da FUVEST 2019 – antes da correção da questão de física no gabarito. Veja abaixo:

Deixe um comentário