Educação

Redação da Unicamp aborda doutrinação ideológica na sala de aula

Propostas de redação da Unicamp abordam doutrinaçao ideológica na sala de aula e relação entre Índice de Desenvolvimento Humano e Produto Interno Bruto.

14/01/2019 - Equipe Cafeina Nerd
#2ª fase da Unicamp #2ª fase da Unicamp 2019 #Unicamp #Unicamp 2019

Foi aplicada neste domingo (13) a prova de redação da Unicamp, válida pela segunda fase do vestibular, que dará mais de 2.500 vagas em 69 cursos em 2019. Foram duas propostas: a primeira abordou a doutrinação ideológica na sala de aula e a segunda abordou a relação entre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Produto Interno Bruto (PIB). Dessa forma, a universidade segue a linha de trazer temas atuais para o debate na redação.

+ VEJA O QUE MAIS CAI NA 2ª FASE DA UNICAMP

Segundo estudantes que fizeram a prova, na primeira proposta a Unicamp pedia ao candidato a elaboração de um abaixo-assinado, solicitando um esclarecimento da escola, depois de uma professora receber ameaças anônimas por conta da suposta prática no trabalho.

Já na segunda proposta do exame, a universidade campineira pedia que fosse elaborado um comentário, para ser postado em um fórum de rede social, a partir de dois gráficos, relacionados a IDH e PIB.

Além da redação, os candidatos também responderam questões de literatura, referentes às obras pedidas pela Unicamp, que incluem romances, poesias, sermões, diário, teatro e contos. Segundo alunos ouvidos pela reportagem, era necessário ter lido as obras com atenção para responder as perguntas sem problemas.

Nesta segunda-feira (14), a segunda fase da Unicamp continua com questões de matemática, geografia e história. Já na terça-feira (15), química, física e biologia serão cobradas.

Veja o que caiu nas redações anteriores?

Ano Tema do texto 1Tema do texto 2
2018Pós verdade e fake newsLiberdade de expressão
2017Presença de estrangeiros no paísDoação de livros
2016Estímulo à leituraIndução das emoções
2015Humanização no atendimento à saúdeViolência na escola

Calendário da 2ª fase da Unicamp:

  • 13 de janeiro: prova de redação (com duas propostas de textos a serem desenvolvidas pelo candidato) + prova de Língua Portuguesa + Literaturas de Língua Portuguesa
  • 14 de janeiro: prova de matemática + prova de geografia + prova de história
  • 15 de janeiro: prova de física + prova de biologia + prova de química
  • 21 a 25 de janeiro: prova de habilidades específicas em Campinas para candidatos a Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança.
  • 11 de fevereiro: divulgação da 1ª chamada (para matrícula não presencial).
  • 12 de fevereiro: matrícula não presencial na página eletrônica da Comvest.

Deixe um comentário