ENCCEJA 2019 está com inscrições abertas até 31 de maio

ENCCEJA 2019 está com inscrições abertas

Inscrições do ENCCEJA vão até o dia 31 de maio.

24/05/2019 - Equipe Cafeina Nerd
#Encceja #encceja2019 #inscriçõesencceja

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 está com inscrições abertas até 31 de maio. A prova será aplicada em 611 cidades do país no dia 25 de agosto e é voltado para jovens e adultos que, por algum motivo, não finalizaram o ensino básico na idade comum.

O exame garante tanto o certificado de conclusão do Ensino Fundamental, como do Médio. No entanto, cada um possui seus requisitos. Enquanto, no do Fundamental, o jovem precisa ter pelo menos 15 anos no do Médio, ele precisa ter ao menos 18. Para fazer a sua inscrição basta acessar o site do exame.

O que cai no ENCCEJA?

Para o Ensino Fundamental, é cobrado Matemática, Ciências, História e Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Educação Artística e Educação Física.

Para o certificado do Médio, as disciplinas cobradas são bem parecidas com as do ENEM. Veja abaixo:
Ciências da Natureza e suas tecnologia
– Ciências Humanas e suas tecnologias
– Linguagens, Códigos e suas tecnologias
– Matemática e suas tecnologias.

Em seu site, o Inep disponibiliza um compilado com tudo aquilo que será cobrado. Veja aqui. Também estão disponíveis as versões anteriores do Encceja.

Mudanças

Algumas mudanças acontecerão no exame em 2019. Uma delas é relativa à acessibilidade. Como, por exemplo, a versão em libras da prova.

A exemplo do ENEM, quem pediu a isenção da última prova precisará justificar a ausência para se inscrever de novo em 2019.

Além disso, quem não atingiu a porcentagem mínima necessária de todas as disciplinas, receberá declarações de proficiência nas áreas em que conseguiu a pontuação. Dessa forma, nas próximas fases, o estudante não precisará fazer as questões daquela matéria.

Deixe um comentário