ENCCEJA é realizado neste domingo; gabarito sai dia 6/9

ENCCEJA é realizado neste domingo; gabarito sai dia 6/9

Provas que dá diploma do ensino fundamental para jovens e adultos foi aplicada neste domingo. Gabarito sairá no dia 6 de setembro.

26/08/2019 - Equipe Cafeina Nerd
#Encceja #gabarito do ENCCEJA

Realizado neste domingo (25) pelo Ministério da Educação, o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) terá seu gabarito divulgado no dia 6 de setembro. A prova foi aplicada em 611 municípios do Brasil.

Ao término da aplicação, o Inep divulgou quais foram os temas da redação da prova. Para aqueles que fizeram para requerer o diploma do Ensino Fundamental, o texto deveria ser sobre “Nova formas de consumo consciente”. Já para os que queriam o diploma do Ensino Médio, foi “A organização do tempo e o acesso às redes sociais”.

Segundo o Inep, foram 2.973.375 inscritos na edição de 2019. Sendo que 356.326 fizeram para obter o certificado de conclusão do Fundamental e 2.331.799 do Médio. O número é 75% maior do que na edição de 2018.

O que é o ENCCEJA?

Encceja – Exame para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – tem como principal objetivo construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio da avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive às pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

No Brasil e no exterior, o Encceja pode ser realizado para pleitear certificação no nível de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame. A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

Para mais informações do ENCCEJA, clique aqui.

Deixe um comentário