ENEM 2020 abre inscrições mesmo em meio à pandemia

ENEM 2020 abre inscrições mesmo em meio à pandemia

Mesmo em meio à pandemia do Covid-19, ENEM 2020 abre inscrições e, por enquanto, tem as datas do cronograma inicial mantidas

5 meses ago - Equipe Cafeina Nerd

Mesmo em meio à pandemia do Covid-19, o ENEM 2020 abriu as inscrições nesta segunda-feira (11 de maio). O sistema começou a aceitar as inscrições a partir das 10h08 desta manhã e vai seguir assim até as 23h59 do dia 22 de maio.

Sistema informa data errada

Candidatos que iniciaram o cadastro, mas acabam não concluindo no primeiro acesso estão recebendo um SMS com a data errada para o fim das inscrições. O sistema informa que o dia 17 de maio de 2019 —data em que foram encerradas as inscrições para o Enem no ano passado— seria o último dia para fazer o cadastro no Enem deste ano. Como explicado acima, a data correta para o fim das inscrições é 22 de maio.

Cronograma do ENEM 2020

O cronograma previsto pelo Inep no início do ano foi mantido quase que em toda sua totalidade. A se iniciar pelas inscrições (de 11 a 22 de maio), assim como a realização das provas impressas, que devem acontecer nos domingos de 1 e 8 de novembro.

A prova digital, que antes seria aplicada em outubro, agora será realizada nos dias 22 e 29 de novembro. Haverá um esquema piloto para apenas 100 mil candidatos. No ano passado, o Enem teve cerca de 4 milhões de participantes.

Cabe saber se a justiça, que já se mostrou contrária à realização da prova nas datas estipuladas vai manter o ENEM 2020 como previsto ou se algo acabará o modificando.

Gratuidade na inscrição

O Inep também promete conceder a gratuidade da taxa de inscrição -que neste ano é de R$ 85— para todos os candidatos que cumprirem os requisitos necessários, como ser aluno de escola pública ou de família de baixa renda, mesmo que eles não tenham realizado o pedido formal da isenção pela internet. O prazo para solicitar a isenção foi encerrado em abril, quando as aulas já estavam suspensas e os alunos não tinham mais contato com a rotina escolar.

Deixe um comentário