Estude

2º dia do ENEM tem 29% de ausentes e questão de Minecraft

O segundo dia do ENEM 2018 teve 29% de faltas (4% a mais que o primeiro dia) e questão de Minecraft na prova, que teve as questões de exatas.

12/11/2018 - Equipe Cafeina Nerd

O 2º dia do ENEM 2018, que aconteceu no último domingo (11) em todo o Brasil, contou com as questões de Ciências da Natureza, Matemática, Código e suas Tecnologias. A grande novidade foi que os candidatos tiveram 30 minutos a mais para terminar o teste, pois segundo o MEC a quantidade de cálculos no exame é grande – e, por isso, em 2017 houve muita reclamação. Sendo assim, o tempo limite foi de 5 horas e 30 minutos.

Mais faltas que no primeiro dia, mas número ainda é positivo

A segunda parte do ENEM 2018 teve 29% de faltas, 4% a mais em relação ao primeiro dia, uma semana antes. Comparando com os segundos dias dos últimos anos o número é baixo. Em 2017, foram 32% e em 2016 foram 30%. Vale ressaltar que a taxa de abstenção do ENEM, somando-se primeiro e segundo dia é a menor desde 2009, ano em que esse dado passou a ser registrado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Segundo o ministo da Educação, Rossieli Soares, em coletiva de imprensa na noite do domingo (11), “a ausência no segundo dia é sempre maior, por problemas logísticos ou de desânimo dos candidatos após o primeiro dia”.

64 eliminados

Apesar de nenhuma ocorrência ter sido registrada nos locais da prova do 2º dia do ENEM 2018, neste domingo (11), – como os apagões em Porto Nacional (TO) e Franca (SP) no domingo (4) – 64 candidatos acabaram sendo eliminados. O número é menor que no primeiro dia, que teve 71. Segundo o Inep, os casos mais inusitados foram o de uma pessoa que não quis passar na revista do detector de metal e outra que se recusou a permitir a coleta de dados biométricos.

Questão de Minecraft se destaca

No entanto, o que mais chamou a atenção dos estudantes foi uma questão envolvendo o popular jogo Minecraft, na qual era preciso calcular a construção de um cubo. Confira abaixo:

Questão sobre Minecraft, do ENEM 2018.

Gabarito e resultados do ENEM 2018

O gabarito oficial do ENEM 2018 será divulgado até a quarta-feira (14). Para recebê-lo no seu e-mail assim que sair, entre aqui. Já os resultados, com as médias ponderadas saem até 18 de janeiro de 2019.

Deixe um comentário