Estude

5 assuntos de biologia para revisar antes do ENEM

Biologia corresponde a, aproximadamente, 15 questões da prova do ENEM. Separamos os temas que mais vêm caindo no teste para você fazer a última revisão.

09/11/2018 - Equipe Cafeina Nerd

O segundo dia do ENEM 2018 será no próximo domingo (11) e terá 90 questões de Ciências da Natureza, Matemática, Códigos e suas Linguagens para serem resolvidas em 5 horas e 30 minutos. Destas perguntas, aproximadamente 15 serão de biologia. Portanto, uma última revisão pode lhe dar pontos preciosos na nota final. Por isso, o Cafeína Nerd separou os temas que caem com mais frequência, já que o tempo agora é curto. Confere com a gente!

+ Veja também: O que revisar de química e física

Estes são os 5 temas mais frequentes na prova de biologia do ENEM:

Ecologia

Esse assunto você não pode deixar de lado de jeito nenhum! A ecologia correspondeu a, aproximadamente, 35% das últimas questões de biologia no ENEM. Ela se desdobra em alguns sub-temas como efeito estufa, chuva ácida, espécies exóticas, sustentabilidade em geral, lixo, aquecimento global e biomas.

Citologia

Citologia é outro tema que vem sendo muito cobrado nas últimas edições do ENEM. As funções, os componentes e o desenvolvimento das células são as questões estudadas nessa área. Já os temas mais cobrados nela são as organelas celulares, em especial as mitocôndrias. Meiose, mitose, osmose e cromossomos também já apareceram.

Genética

Na genética, a biotecnologia ganhou destaque nos últimos ENEMs. Transgênicos e organismos geneticamente modificados (OGM) são os com mais probabilidade de aparecerem no teste. No entanto, Lei de Mendel, DNA e sua estrutura, genes, bases nitrogenadas, síntese proteica e CRISPR/Cas9  podem cair também.

Fisiologia

A Fisiologia também está aparecendo bastante na prova do ENEM e é bom revisar sistema imunológico, em especial vacinas, que caíram bastante nos últimos anos. Sistema digestório, sistema nervoso e sistema circulatório, zika vírus, anticoncepcionais, efeitos de substâncias, como café, álcool e drogas, são outras possibilidades.

Evolução

Fechando o top-5 está o tema Evolução, que engloba Teorias Evolutivas e Seleção Natural, primordialmente. Revise os conceitos dos estudos de Charles Darwin e suas aplicações. Neodarwinismo, especiação e hipótese endossimbiótica também podem cair.

Tá com tempo sobrando?

Logo na sequência desses 5 temas que mais caem, aparecem Reino Animal e Parasitologia. Se sobrar um tempo (nada de se esforçar demais! agora é hora de descansar) dê uma olhadinha, pois pode ser que eles apareçam. O Cafeína Nerd te deseja uma ótima prova!

Deixe um comentário