71 candidatos foram eliminados do ENEM; Veja os motivos

Foram 71 eliminados no primeiro dia do ENEM 2018. Irregularidades como uso do ponto eletrônico e esquecimento de documentos estiveram entre as causas.

06/11/2018 - Equipe Cafeina Nerd

Mais de 5, 5 milhões de alunos se inscreveram no ENEM 2018. O primeiro dia, que foi o último domingo (4), foi visto como positivo pela organização, já que o teste teve o menor número de abstenções desde 2009, com apenas 24,9%. Mesmo com toda essa quantidade de presentes, somente 71 alunos foram eliminados pelos mais variados motivos.

Segundo o Inep, o número total de candidatos que compareceram ao primeiro dia do ENEM foi de 4.139.319. Desses 71 foram eliminados e 1,3 mil foi prejudicado devido à falta de luz em Franca, no interior de São Paulo, e em Porto Nacional, Tocantins. Estes, que não puderam realizar a prova por causa da falta de energia elétrica, terão uma data especial em dezembro (11 e 12) para refazer a prova do primeiro dia.

Eliminações

No último domingo (4), Maria Inês, presidente do Inep, e Rossieli Soares da Silva, ministro da educação, deram entrevista coletiva. O ministro afirmou:

“Nós tivemos, talvez, um dos Enems mais tranquilos já registrados, porque foram muito poucas as ocorrências negativas, apenas 71, considerando que são mais de 4 milhões e 100 mil pessoas participando, 156 mil salas de aplicação, mil setecentos e tantos casos municípios, 600 mil pessoas trabalhando para que o Enem desse certo”

Ainda segundo o ministro, os 71 casos em que houve irregularidade ainda não foram todos esclarecidos. No entanto, o que se sabe é que eles incluíram esquecimento de documentos, uso de aparelhos eletrônicos e o caso que mais chamou a atenção: dois irmãos gêmeos, no município de Montes Claros foram flagrados utilizando pontos eletrônicos.

Dois irmãos foram presos em Montes Claros, flagrados com pontos eletrônicos. Foto: Juliana Gorayeb/G1

Rossieli comentou sobre o caso dos irmãos: “A polícia vai acompanhar todo o caso e averiguar se tinham outras pessoas envolvidas e fazer todo o processo que cabe à Polícia Federal. E nós vamos suporte ao que for necessário nesta etapa, mas cabe à Polícia Federal comandar as atividades em relação a esse caso”.

Como foi o primeiro dia do ENEM?

Que a redação do ENEM 2018, realizada neste domingo (4), tratou de um tema da atualidade e gerou polêmica nas redes sociais, você já sabe. Mas, não foi só ela que colocou os estudantes frente a frente a assuntos delicados e necessários. Algumas perguntas da prova de linguagem falaram de diversidades, com assuntos que tinham como “plano de fundo” racismo, golpe militar de 1964, cultura LGBT, orientação sexual, machismo e nazismo.

Confira aqui como foi e cadastre-se para receber o gabarito no seu e-mail assim que ele sair.

Deixe um comentário