Enem

Como calcular a nota do ENEM

Descubra como calcular a nota do ENEM a partir da nossa calculadora. Tudo que você precisa ter em mãos é o número de acertos em cada área de conhecimento.

14/11/2018 - Equipe Cafeina Nerd

O gabarito oficial do ENEM 2018 fica disponível para todos os candidatos a partir desta quarta-feira (18) e a primeira coisa que o aluno quer fazer quando tem o número de acertos em mãos é saber como calcular a nota do ENEM. Para facilitar a sua vida, o Cafeína Nerd criou uma ferramenta, que leva o nome de “Calculadora da nota do ENEM“.

A ferramenta leva em conta a Teoria de Resposta ao Item (TRI), método utilizado pelo Inep para diminuir a probabilidade de um chute ser bem-sucedido, e a pontuação dos últimos anos (2009-2017) na prova para poder calcular uma estimativa de quanto você irá tirar em cada área de conhecimento e qual será a sua nota final.

+ CLIQUE AQUI PARA USAR A CALCULADORA

A calculadora funciona de forma bastante simples. O estudante só precisa inserir seu número de acertos em cada uma das 4 áreas de conhecimento do ENEM (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática) e a calculadora irá gerar qual é a estimativa de média naquela matéria. Vale lembrar que há uma margem de erro de 10% para baixo ou para cima. Isso, levando em conta aquele estudante comum, que esteve perto de acertar metade das questões da prova, indo bem nas fáceis, razoável nas médias e fazendo alguns pontos nas difíceis. Quando se trata de candidatos que foram muito bem ou muito mal, a oscilação no cálculo pode ser maior.

Calculadora da nota do ENEM

Como calcular a média ponderada do ENEM

A previsão é para que o Inep solte a nota oficial no dia 18 de janeiro de 2019. Quando elas saírem, com o valor obtido na redação, você pode descobrir a sua média ponderada do ENEM. Isso é necessário se você quer ingressar em alguma universidade que dá mais valor a uma determinada área de conhecimento.

A conta é simples:

Vamos supor que uma faculdade dê peso 2 a redação e que suas notas foram as seguintes:

Ciências Humanas – 500
Ciências da Natureza – 500
Linguagens de Códigos – 500
Matemática – 500
Redação – 1.000 (peso 2)

Média final = 500 + 500 + 500 + 500 + 1000 + 1000 dividido por 6 (pois como a redação vale peso 2 é como se ela contasse duas vezes). Sendo assim, a média final deste aluno é 667.

Deixe um comentário