Enem

Como consultar a nota antiga do ENEM

Ter a nota de anos anteriores do ENEM em mãos pode ser útil para programas de financiamento e para conseguir bolsas em universidades privadas. Aprenda como consultar!

29/10/2018 - Equipe Cafeina Nerd

Seja para conseguir bolsas em universidades privadas ou então para participar de programas como ProUni e Fies, é muito útil ter a sua nota antiga do ENEM em mãos. É importante e fácil saber como consultá-la. No nosso passo a passo, ensinamos como fazer isso através do aplicativo do ENEM e também através do site do INEP. Confira as duas formas:

Consultando a nota através do aplicativo do ENEM

1) Baixe o aplicativo oficial do ENEM e instale-o. Ele está disponível para Android e iOS.

2) Em seguida, abra o aplicativo e clique em “fazer login”.

3) Insira seu CPF e a senha escolhida no último ano em que você prestou o exame e clique em “entrar”. Se não se lembrar, clique em “esqueceu sua senha?” e, então, você será redirecionado para a página do participante para finalizar o processo de recuperação da senha. A outra opção é tentar a recuperação pelo site do INEP.

4) Depois de se logar, aceite os termos de uso.

5) No menu inferior do aplicativo, clique em “perfil”.

6) Então, acesse “histórico de notas”.

7) Clique em “escolher outro” e selecione o ano que você quer consultar.

8) Lá, é possível ver a nota em cada uma das 4 áreas de conhecimento e da redação:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Redação

9) Você também pode ver sua redação digitalizada clicando em “espelho da redação” e quanto tirou em cada competência analisada na redação em “vistas pedagógicas”, como na imagem abaixo:

Se você prestou o ENEM mais de uma vez também pode conferir um gráfico, que mostra sua evolução em cada parte da prova. Basta clicar em “gráfico de desempenho”.

Consultando a nota através do site do INEP

Para ver a nota antiga do ENEM pelo computador é mais fácil ainda. Você precisará ter em mãos o seu CPF e a senha escolhida no último ano.

1) Entre na página do participante no site do INEP.

2) Insira CPF e senha e clique em “enviar”. Se não lembrar a senha, faça o mesmo procedimento explicado no item 1 do tópico de consulta pelo aplicativo.

3) No menu do lado esquerdo da tela, encontre o item que tem o ano da prova desejado, ao lado da palavra ENEM. Por exemplo, “ENEM 2017” ou “ENEM 2016”. Agora, basta clicar nesse item e abrirá uma página com todas as suas notas nas respectivas áreas de conhecimento e na redação. Vale lembrar que as informações são mais detalhadas no aplicativo do que no site.

Deixe um comentário