Enem tem a menor taxa de ausentes no 1º dia de prova

O baixo índice na taxa de ausentes está ligado a nova regra que tira o direito a gratuidade se o estudante faltar em uma edição do Enem.

05/11/2018 - Equipe Cafeina Nerd
#Ausentes no Enem #Enem 2018 #Gratuidade no Enem #Primeiro dia de prova #Prova do Enem
Foto: Mariana Leal | MEC

A taxa de ausentes no primeiro dia de provas do Enem 2018 foi de 24,9%. De acordo com a presidente do Inep, Maria Inês Fini, esse foi o menor índice desde 2009, quando o exame passou a ser aplicado em dois dias.

O Enem 2018 teve 5.513.749 inscrições confirmadas. As provas aplicadas no domingo, dia 4, foram de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; além da redação, que teve como tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. 

Para o ministro da Educação, Rossieli Soares, o número reduzido de ausentes pode ser atribuído, entre outros fatores, às novas regras para solicitar gratuidade na inscrição do exame.

De acordo com os critérios adotados, se o estudante faltar em uma edição do Enem, ele perde o direito de solicitar a isenção da taxa em outros anos.

Inscrição em duas etapas também pode ter contribuído para a baixa taxa de ausentes

Outro fator pode ter influenciado no baixo índice de ausência é o processo de inscrição em duas etapas, sendo uma específica para os estudantes que solicitaram isenção da taxa.

Outros números do primeiro dia de prova do Enem 2018

Esta também foi a edição do Enem com maior número de confirmações eletrônicas já feitas. Cerca de 89,45% dos participantes inscritos consultaram seus locais de prova por meio do cartão de confirmação. Os estados da região Nordeste foram os que tiveram maior índice de consulta ao cartão.

Em todo o País, ocorreram 71 casos de eliminação, a maioria por descumprimento de regras gerais do edital.

Prejudicados no primeiro dia poderão refazer a prova

Em 32 locais de prova houve problemas pontuais relacionados ao abastecimento de água e energia. Os estudantes prejudicados vão refazer as provas do primeiro dia em 11 e 12 de dezembro.

O segundo dia de provas, no próximo domingo, dia 11, seguirá normalmente.

Via

Deixe um comentário