Enem

Foi mal no 1º dia de prova? Saiba que sua nota no Enem ainda pode ser boa.

Não desanime se acha que foi mal no primeiro dia de prova. Como a nota da redação é uma incógnita, você ainda tem muita chance de ter uma boa nota no Enem.

07/11/2017 - Equipe Cafeina Nerd
#Dica #Enem #Enem 2017 #Prova do Enem

Ouvi ontem de um treineiro, que fazer a prova do Enem esse ano foi fácil, mas que ele pode ter dificuldades no ano que vem por conta da pressão, já que fará a prova “pra valer”. Ele acha que foi bem e sua nota no Enem deste ano será boa, mas tem dúvidas se ano que vem será assim.

Uma coisa boa para os candidatos é poder fazer a prova em 2 domingos. O que dá certa vantagem aos anos anteriores, pois os estudantes ganham uma semana de respiro para se preparar para a 2ª prova. E é nesse quesito que, se você achar que foi mal no 1º dia, fique tranquilo, sua nota no Enem ainda pode ser boa.

O Enem tem, no total, cinco notas diferentes, uma para cada uma das 4 áreas de conhecimento e uma para redação. No 1º dia, os candidatos responderam questões referentes a linguagens e ciências humanas, e fizeram a redação.

Gabaritos extraoficiais podem até dizer ao estudante o quanto ele acertou nas provas (mas lembrem-se que os gabaritos são extraoficiais), mas não podem dar a ele nenhuma ideia do seu desempenho na redação.

Pensando dessa forma, qualquer candidato pode ter ido mal (ou bem) em apenas dois quintos da prova (já que a redação é uma incógnita).

Vale lembrar que a nota no Enem para as provas de áreas de conhecimento, é calculada com o critério da TRI (Teoria de Resposta ao Item), onde há questões de nível fácil, médio e difícil. E são as respostas corretas nesses 3 níveis que vão definindo o grau de conhecimento de cada candidato e, assim, se chega à nota final.

No próximo domingo serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e, passado o impacto do primeiro dia, os estudantes ainda tem uma semana para rever as matérias e ter um segundo dia de prova melhor, com isso, podem sim ainda ter uma boa nota no Enem.

Deixe um comentário