Estude

O que revisar de física para o ENEM 2018: 10 assuntos e 10 fórmulas

De acordo com os temas mais recorrentes da matéria nos últimos anos, separamos os assuntos que você deve revisar de física para o ENEM 2018.

07/11/2018 - Equipe Cafeina Nerd

O que revisar de física para o ENEM? A segunda prova do exame de 2018 acontecerá no próximo domingo (11) e ela engloba as Ciências da Natureza, Matemática, Códigos e suas Tecnologias. Dentre as 90 questões que serão respondidas, em torno de 15 serão de física. E, como todos sabem, não é a matéria mais simples, principalmente quando se trata do ENEM. Para te ajudar, separamos alguns assuntos importantes, que provavelmente irão cair em 2018.

+ QUER RECEBER O GABARITO DO ENEM NO E-MAIL ASSIM QUE SAIR?

Nos últimos anos, alguns dos temas mais abordados foram: potência, energia, ondulatória, mecânica, termodinâmica e óptica. No entanto, isso não significa que eles irão cair na prova desse ano. Vale lembrar que a prova procura equilibrar questões quantitativas e qualitativas, exigindo do aluno uma compreensão dos conceitos físicos. Isso não significa que serão, necessariamente, cobradas todas as fórmulas, mas sim entendimento daquele tema.

Temas com mais chances de cair no ENEM

Calorimetria

É a parte da física que trata das trocas de energias térmicas. Essa transferência é denominada como calor e acontece devido a diferença de temperatura entre os corpos.

Mecânica Quântica

Também conhecida como Teoria Quântica, essa área de estudo se dedica ao mundo microscópico e é formada pelo pensamento de diversos autores, por exemplo, Bohr, Planck e Einstein.

Ondulatória

Ondulatória está relacionada em física ao estudo de ondas eletromagnéticas, ondas de luz e até mesmo as do mar

Trabalho

Em física, trabalho é uma medida da energia transferida pela aplicação de uma força ao longo de um deslocamento.

Eletricidade

A eletricidade é um ramo da Física que se divide em três partes: eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo.

Termodinâmica

A termodinâmica estuda as relações da troca de calor e o trabalho realizado na transformação de um sistema físico, em contato com o meio externo. Pode-se citar aqui o estudo da variação de temperatura, pressão e volume.

Óptica

Você sabe a diferença de uma lente convergente de uma divergente ou de onde vem a luz e como ela se propaga até nós? A Óptica estuda exatamente isso e todos os fenômenos associados a luz.

Magnetismo

O magnetismo estuda o poder que objetos tem de atrair ou repelir outros elementos.

Energia

De um modo geral, a energia pode ser definida como capacidade de realizar trabalho ou como o resultado da realização de um trabalho. Nela, existe a energia cinética, potencial e mecânica.

Movimentos

Toda a variação de posição de um objeto ou de um ponto material em relação a um referencial é um movimento.Em física, movimento é a variação da posição de um objeto ou ponto material no decorrer do tempo em relação 

10 fórmulas importantes

Resultante de forças

Força elétrica

Equação fundamental da ondulatória

Equação fundamental da calorimetria

Equação do movimento uniforme

Equação do movimento uniforme variado

Fórmulas de energia

Eletricidade

Densidade

Associação de resistores

 

Deixe um comentário