Saiba qual foi o tema da redação na 2ª aplicação do ENEM 2018

Segunda aplicação do ENEM 2018 reuniu quase 3 mil alunos em 16 estados de todo o Brasil. Franca (SP) teve 996 inscritos para a prova.

12/12/2018 - Equipe Cafeina Nerd
#Enem #Enem 2018 #Redação Enem

A segunda aplicação do ENEM 2018, para alunos que enfrentaram problemas nos dias 4 e 11 de novembro, ocorreu entre terça (11) e quarta-feira (12).O tema da redação foi “Formas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil” e foi realizada em 16 estados Brasil a fora. Vale lembrar que o tema da redação do ENEM 2018 tinha sido: “manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.

+ FEZ O ENEM? CALCULE SUA NOTA AQUI

O que foi a segunda aplicação do ENEM 2018?

De acordo o Inep, os alunos fizeram aplicação devido a problemas logísticos nos dias 4 e 11, como: erro na identificação do participante por documento apresentado; não cumprimento do tempo de prova previsto; eliminação indevida; erro na localização do participante no local provas; não atendimento aos recursos ou auxílios de acessibilidade solicitados; falta de energia elétrica; ocupação do local de provas; suspensão da aplicação por fenômenos naturais.

As cidades que tiveram o maior quórum de participantes foram:

  • Franca (SP), com 996 candidatos
  • Porto Nacional (TO), com 755 candidatos
  • Araruama (RJ), com 461 candidatos
  • Acopiara (CE), com 425 candidatos
  • Cuiabá (MT), com 50 candidatos

As regras da segunda aplicação do ENEM 2018 foram iguais às da primeira: o aluno teve que chegar ao local da prova antes do fechamento dos portões e, obviamente, também não podia se utilizar de eletrônicos. 

A prova da segunda aplicação teve questões e respostas diferentes da primeira. No entanto, o método padrão utilizado para correção do ENEM continuou sendo a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que permite avaliar a dificuldade de cada questão acertada e errada, vendo quanto realmente o aluno sabe. É um método anti-chute.

A nota das duas provas será divulgada somente em janeiro. Se você quer ser notificado por e-mail ou whatsapp assim que a nota sair cadastre-se aqui.

Deixe um comentário