Tudo o que se sabe sobre o erro na correção do ENEM

Tudo o que se sabe sobre o erro na correção do ENEM

De acordo com o ministro da educação, o problema na correção do ENEM deve ser corrigido nessa segunda-feira (20).

20/01/2020 - Equipe Cafeina Nerd
#Enem #ENEM 2019 #erro no enem

Após uma enxurrada de críticas nas redes sociais na última sexta-feira (17) devido a supostos erros na correção do ENEM 2019, o ministro da educação, Abraham Weintraub, confirmou no último sábado (18) que ocorreram inconsistências na correção dos gabaritos durante a troca de transmissões. Dessa forma, quem fez a prova de uma cor teve a correção do gabarito de outra.

Apesar do ministro ter afirmado que foi um grupo pequeno de pessoas que sofreu com o erro (6 mil, segundo ele), milhares de estudantes reclamaram nas redes sociais. Nos “tweets” era possível ver candidatos dizendo que acertaram mais de 30 em determinada disciplina e ficaram com a nota mínima, beirando os 300.

“Nós encontramos inconsistências na contabilização e correção da segunda prova do Enem do ano passado. Um grupo muito pequeno de pessoas teve o gabarito trocado quando foram fechados os envelopes”, disse Weintraub.

O Inep confirmou durante o final de semana que está revisando todas as notas do ENEM 2019. O grande mistério ainda é relativo ao número de candidatos afetados. Weintraub havia afirmado que cerca de 0,1% apenas tinham sofrido com a correção do ENEM errada – o que equivale a 3,9 mil estudantes aproximadamente.

No entanto, Alexandre Lopes, presidente do Inep, comentou em até 1%, que poderia chegar a até 39 mil pessoas afetadas.

Segundo comunicado do governo, o Ministério da Educação e o Inep montaram uma força-tarefa no final de semana para revisar as notas. Lopes disse que está rodando o banco de dados para identificar as vítimas das inconsistências.

O Inep também criou um email para os candidatos que se sentirem prejudicados enviarem seus relatos. O endereço é enem2019@inep.gov.br. Os depoimentos deveriam ser enviados até as 10h desta segunda, com nome completo e CPF.

Deixe um comentário