Estude

4 benefícios da meditação para estudantes

A vantagem mais imediata de exercícios de meditação para estudantes é o aumento da concentração. Mas acredite, há muitos outros.

03/01/2019 - Equipe Cafeina Nerd
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Garota bonita meditando em um parque vazio com folhas de outono. Vestindo camiseta regatas vermelha e short

Um dos principais problemas enfrentados por estudantes hoje em dia é a dificuldade de se concentrar em tarefas acadêmicas.

Estamos acostumados a lidar com diversos estímulos tecnológicos ao mesmo tempo (celular, TV, computador etc.) e, por isso, acabamos não conseguindo nos concentrar na leitura de um livro.

Para esse problema, uma boa solução é o exercício da meditação, que proporciona uma série de outros benefícios altamente atrativos para estudantes. Confira:

Aumento da concentração

A vantagem mais imediata de exercícios de meditação para estudantes é o aumento da concentração.

A meditação te ajuda a estar presente (de corpo e de mente) no momento atual e no lugar onde se pratica. Ou seja, é uma excelente forma de combater aquelas tentações clássicas de todo estudante: conversa com o colega ao lado, verificação de mensagens no celular e nas redes sociais, checagem de e-mails e outros devaneios distrativos.

Ao contrário, o estudante que medita aprende técnicas para se concentrar nas atividades que ele está realizando, sejam elas individuais (leitura, exercícios, fichamentos), ou em grupo (sala de aula, trabalhos em grupo, estágios).

Desenvolvimento intelectual

A meditação também ajuda no desenvolvimento intelectual. A leva em consideração o autoconhecimento e o exercício de “caminhos mentais” familiares. Ajuda também na realização de outras atividades que envolvem a mente, como o raciocínio intelectual.

Por exemplo: alunos que meditam são mais capazes de criar fluxogramas e mapas mentais das disciplinas que aprendem. Essa é uma ótima vantagem em sala de aula, principalmente na realização de provas.

Melhora da saúde

A meditação ajuda a combater males da mente e do corpo. Alunos que eventualmente sofrem de depressão, ansiedade e de outras doenças da mente podem se beneficiar dessa prática, que auxilia nos processos mais difíceis de cura.

Pacientes aprendem a focar em pensamentos positivos e treinar suas linhas de raciocínio para ver o lado bom das coisas. Além disso, a meditação traz benefícios imediatos para o corpo, já que cérebro e órgãos estão intrinsecamente ligados. A redução dos níveis de ansiedade pode ser ótima para processos de gastroenterite nervosa e taquicardia.

Elevação dos níveis de tranquilidade e de autoestima

Além de todas as vantagens já citadas anteriormente, a meditação contribui para a redução dos níveis de ansiedade, por isso proporciona mais tranquilidade a seu praticante na realização de atividades profissionais e acadêmicas.

Outra vantagem imediata de exercícios de meditação é o aumento da autoestima, que decorre do autoconhecimento. Praticantes da meditação entendem que todas as pessoas são únicas em suas diferenças e que é imprescindível valorizar essas características individuais para o sucesso pessoal.

O que achou das vantagens da meditação? Que tal colocar em prática em sua vida? Ainda tem dúvidas sobre o tema? Deixe aqui seu comentário!

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