Exposição retrata a história do Design Gráfico para eventos de design!

Estude

Exposição traz retrospectiva histórica do Design Gráfico brasileiro

A mostra "Design Gráfico para eventos de Design" vai até junho e tem dias com entrada gratuita.

02/05/2019 - Equipe Cafeina Nerd
#cultura #design #design gráfico #exposição

Museu da Casa Brasileira, localizado na Avenida Faria Lima, em São Paulo, traz a público a mostra ‘Em Cartaz – design gráfico para eventos de design’, que faz uma retrospectiva histórica de cartazes de alguns dos eventos mais importantes do design brasileiro. Já aberta, a exposição vai até 9 de junho e tem entrada gratuita aos finais de semana e feriados

Informações da mostra: Em Cartaz – design gráfico para eventos de design

Exposição: ‘Em Cartaz – design gráfico para eventos de design’
Datas: Visitação até 09 de junho de 2019, de terça a domingo, das 10h às 18h
Endereço: Av. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada. Gratuito aos finais de semana e feriados.
Acessibilidade no local
Bicicletário possui 40 vagas
Estacionamento pago
Telefone: (11) 3032-3727

A pergunta que deu rumo à mostra e base para Débora Buonano e Marcos Costa Braga, curadores foi: ‘Como era o design gráfico projetado para cartazes de eventos de design?’. A partir disso, eles selecionaram peças marcantes, que fazem parte da exposição no constituem a mostra no Museu da Casa Brasileira. O dono do acervo é o colecionador e designer Auresnede Pires Stephan, que possui centenas de peças impressas em sua coleção.

“Raridade, representatividade, importância histórica e qualidade do design gráfico guiaram nosso olhar. Coincidência ou não, a maioria das autorias, posteriormente identificadas, revelaram nomes de designers reconhecidos pela qualidade de seus trabalhos”, afirmam Débora e Marcos.

O design gráfico e os cartazes

Os cerca de 50 cartazes selecionados para a exposição foram organizados em três tipos de eventos: encontros, prêmios e mostras; cada um deles expressa linguagens visuais variadas e abrange desde o foco na comunicação concisa e objetiva, até a ênfase na expressividade da cor e da forma. A intenção é não só tornar possível a promoção do resgate da memória gráfica desses eventos, mas também proporcionar um espaço para reflexões.

“Com essa exposição, estamos dando o primeiro passo a fim de compartilhar e dar visibilidade desta produção gráfica ao grande público e aos estudiosos da história do design. Que seja a primeira de muitas outras, pois iconografia e documentos destes últimos 40 anos não faltam”, finaliza o colecionador Auresnede Pires Stephan.

Deixe um comentário