Ainda é possível conseguir sua vaga para estudar em uma universidade em 2019, sabia? Se você fez alguma edição do ENEM a partir de 2010, conseguiu nota média acima de 450 e mais que zero na redação, está na hora de ver as opções oferecidas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que abre inscrições nesta quinta-feira (7). Para se inscrever acesse o site: http://fiesselecao.mec.gov.br
O Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC), que financia cursos do ensino superior em faculdades brasileiras, para estudantes de baixa renda – no máximo 5 salários mínimos mensais per capita. No nosso simulador, você pode ter uma estimativa de quanto e quando pagaria para fazer o seu curso desejado, levando em conta as condições divulgadas pelo Fies para o 1º semestre de 2019.
+ USE O SIMULADOR DE FINANCIAMENTO DO FIES
Assim como ocorreu nos últimos anos, as inscrições serão feitas no site
http://fiesselecao.mec.gov.br. Lá o candidato irá definir o curso de preferência, o turno e a instituição de ensino. Mais adiante, ele pode escolher até três graduações de interesse. O prazo para fazer a inscrição acaba uma semana depois, no dia 14 de fevereiro. O resultado sai no dia 25 de fevereiro. Os não aprovados vão, automaticamente, para a fila de espera.
Vale ressaltar que alunos com financiamento vigente ou inadimplentes não poderão se candidatar para o FIES 2019.
Em casos em que os estudantes tenham tirado a mesma nota no ENEM, serão considerados os seguintes critérios para desempatar:
No primeiro semestre de 2019, o FIES e o P-FIES farão somente uma chamada regular. Dentre eles, só o FIES dá a opção de entrar em uma lista de espera para os que não foram pré-selecionados. O total de vagas disponibilizadas em todo o Brasil deve ser em torno de 100 mil, assim como está previsto para o triênio, que incluiu 2020 e 2021.
Deixe um comentário