Foi aprovado na noite desta terça-feira (12) pelo Senado, a suspensão do pagamento do Fies até o dia 31 de dezembro. Segundo o texto, esse “benefício” é válido apenas para estudantes que estão em dia e é decorrente da pandemia da Covid-19.
Foram 75 votos a favor e nenhum contra em uma rara decisão unânime no senado. Agora, a proposta seguirá para a Câmara dos Deputados em breve.
A data de 31 de dezembro prevista no projeto é a mesma da vigência do estado de calamidade pública, cujo reconhecimento foi proposto pelo governo e aprovado pelo Congresso Nacional.
Segundo a proposta, a suspensão vai valer para estudantes com as parcelas em dia, isto é, que não estiverem com parcelas em atraso, com exceção para a parcela acumulada de 180 dias devida até 20 de março.
Os que optarem por não pagar as parcelas não serão considerado inadimplentes. No fim do prazo, os valores serão divididos novamente. O texto define que o estudante que dever parcelas poderá aderir a um programa especial de regularização, com a divisão do valor em até 175 vezes.
Deixe um comentário