Veja: 30 filmes para estudar história para o vestibular

Estude

30 filmes para estudar história para o vestibular

De acordo com os temas mais recorrentes nos vestibulares, separamos 30 filmes para estudar história e mandar bem na prova. Confira!

17/10/2018 - Equipe Cafeina Nerd
#Dicas de Estudo #Filmes #História

 

De acordo com os temas mais recorrentes nos vestibulares, separamos 30 filmes para estudar história e mandar bem na prova. Confira!

Fazer uma revisão de história antes da prova é crucial. Afinal, são tantos temas que é preciso fixar uma série de informações necessárias. Uma boa saída para isso pode ser assistir a um filme. Estudos mostram que o ser humano aprende muito mais com o auxílio do recurso visual. Sendo assim, para você chegar sabendo tudo no teste, separamos 30 filmes fundamentais, de acordo com estes assuntos mais recorrentes, principalmente no ENEM, mas também na maioria dos vestibulares Brasil afora. Confira e prepare a pipoca!

Ditadura militar brasileira

O ano em que meus pais saíram de férias (2006)

O longa brasileiro, que se passa em 1970, acompanha a vida de Mauro, um mineiro de 12 anos. Do dia para a noite, sua vida muda completamente, já que seus pais saem de “férias” de forma inesperada.  Então, ele passa a morar com seu vizinho, o judeu Shlomo.

Batismo de sangue (2006)

O convento dos frades dominicanos se transforma em um reduto da resistência à Ditadura Militar quando alguns freis passam a apoiar um grupo de guerrilheiros. Rapidamente, eles passam a ser investigados pela polícia e, posteriormente, passam pelas piores torturas imagináveis.

O dia que durou 21 anos (2012)

Este filme brasileiro mostra uma vertente muito importante do golpe militar, que foi a influência do governo norte-americano. O filme dá atenção à CIA e aos presidentes John Kennedy e Lyndon Johnson, que contribuíram para o início da ditadura no Brasil.

Pra frente Brasil (1982)

Aqui a ditadura é mostrada por outra ótica. Enquanto um ativista político é torturado por agentes federais, o povo está eufórico com a Copa do Mundo de 1970 e o tricampeonato brasileiro.

Guerra do Vietnã

Platoon (1987)

A Guerra do Vietnã foi uma das mais sanguinárias de toda a história da humanidade. Em Platoon, vemos o jovem Chris largar a universidade para entrar na guerra. No entanto, quando ele chega ao país, seu idealismo vai por água abaixo.

Crise do Irã

Argo (2012)

Em meio à crise do Irã, na década de 80, seis americanos se escondem na baixada canadense, em Teerã. Para tentar tirá-los de lá, um agente da CIA decide fazer um filme fictício para maquiar o resgate.

Revolução Russa de 1917

Doutor Jivago (1965)

A Revolução Russa de 1917 é o cenário para o amor entre um jovem casal, formado pelo médico Yuri e pela enfermeira Lara, a amante, já que Yuri é casado com a aristocrática Tonya. O enredo é narrado em flashback pelo meio-irmão de Yuri, Yevgraf, que representa o bom elemento da Revolução Bolchevique. Enquanto isso, Strelnikoff, um vingativo revolucionário é o mau.

Nazismo e Segunda Guerra Mundial

O Jogo da Imitação (2015)

Alan Turing é um genial cientista da computação e criador da “Máquina de Turing” – uma máquina gigantesca e complexa capaz de decodificar mensagens em ondas sonoras. Durante a 2ª Guerra Mundial, ele consegue captar informações preciosas dos alemães, prever ataques e ajudar a Grã-Bretanha, a derrota-los.

Lista de Schindler (1993)

Oskar Schindler é um tcheco, que morava na Alemanha e era filiado ao Partido Nazista. No entanto, durante a Segunda Guerra Mundial, ele gasta toda a sua fortuna para salvar mais de 1.000 judeus da morte.

Menino do Pijama Listrado (2008)

O pequeno Bruno, de 8 anos, vê sua família sair de Berlim durante a Segunda Guerra Mundial para morar do lado de um campo de concentração. Sem entender muito e nem saber o trabalho do seu pai comandante, ele começa uma linda amizade proibida com uma criança judia.

Arquitetura da Destruição (1989)

Um documentário produzido pelo sueco Peter Cohen que destaca a importância dos meios de comunicação e, principalmente, das propagandas do governo, para o “sucesso” do nazismo de Adolf Hitler

Resultado de imagem para Arquitetura da Destruição ano

Brasil Colonial

Os inconfidentes (1972)

Alguns intelectuais da classe alta brasileira se reúnem para tentar acabar com a opressão da colônia portuguesa. Entre eles, destaca-se Tiradentes, que promete fazer de tudo para libertar seu país.

Xica da Silva (1976)

No século XVIII, a escrava Xica da Silva seduz o burguês João Fernandes, contratador de diamantes da região de Minas Gerais. Persuasiva, ela quer se tornar rainha.

Era Vargas

Olga (2004)

Este filme brasileiro mostra a trajetória de Olga Benário, uma judia alemã, que é perseguida em seu país e foge para Moscou. Lá, ela recebe treinamento militar e é encarregada de acompanhar o militante comunista, Luís Carlos Prestes, no retorno ao Brasil. No caminho, eles começam a planejar a Intentona Comunista contra o governo de Getúlio Vargas, e acabam se apaixonando.

Governo JK

Os anos JK – Uma trajetória política (1980)

O filme documentário mostra os anos de governo de Juscelino Kubitschek na década de 70. Certamente, ele foi uma figura única na história brasileira.

América Latina

No (2013)

No é um longa chileno, que venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro no ano de 2013. Ele mostra a trajetória de René Saavedra, um publicitário, que trabalha em uma agência contratada pelo General Augusto Pinochet para produzir a campanha do voto “Sim” para um plebiscito, que decidirá se Pinochet fica ou não no poder. No entanto, ele é chamado para trabalhar na empresa do “Não” e muda de lado. Agora, sua missão é fazer com que o povo vote contra o general e a favor da liberdade.

Diários de Motocicleta (2004)

Ernesto Guevara estava no último semestre da faculdade de Medicina, quando em 1952 decidiu viajar América do Sul afora de motocicleta. Após 8 meses, seu veículo quebra e ele começa a conhecer novas pessoas, através de caronas e caminhadas. Isso faz com que Che repare na desigualdade presente continente e comece a repensar seus valores.

Guerra Fria

Os 13 Dias que Abalaram o Mundo (2000)

Conta a história de um dos episódios mais marcantes da Guerra Fria, que é a Crise dos Mísseis de Cuba. A história é mostrada pela perspectiva de John Kennedy e sua equipe.

Resultado de imagem para Os 13 Dias que Abalaram o Mundo

Terrorismo no século XXI

Guerra ao terror (2009)

O filme mostra a ação do esquadrão anti-bombas norte-americano no Iraque. Muito interessante para ver como o terrorismo é visto nos Estados Unidos e um pouco da ação devastadora do exército.

África

O último rei da Escócia (2006)

Mostra a opressão do ditador Idi Amin em Uganda pela perspectiva de um médico escocês , que, involuntariamente, acaba se tornando seu confidente.

Grécia Antiga

300 (2006)

300 é um filme repleto de fantasia, mas que também mostra a guerra entre a Pérsia e a Grécia em 480 A.C. e um pouco das relações entre os povos.

Império Romano

Asterix

Um filme que mistura humor e história e mostra a invasão do imperador Júlio César à Bretanha.

Idade Média e Feudalismo

Coração Valente (1995)

Através da perspectiva do herói escocês William Wallace, que teve sua mulher morta por soldados do monarca inglês Edward I, uma violenta batalha para libertar a Escócia acontece.

Revolução Francesa

Maria Antonieta (2006)

A princesa austríaca Maria Antonieta é enviada para a França para que se case com o príncipe Luis XVI, reforçando a diplomacia entre os dois países. Após a morte do rei, ela se torna a rainha da França e é envolvida em diversas regras de etiqueta e fofocas na corte de Versalles. Enquanto isso, a Revolução Francesa bate à porta e muda a vida de todos.

Renascimento

Shakespeare apaixonado (1998)

Um bloqueio criativo afeta William Shakespeare, genial e jovem figura do teatro inglês no século XVI. No entanto, quando a também jovem Viola de Lesseps aparece, querendo ser atriz – algo revolucionário para a época – tudo muda.

Revolução industrial

Tempos Modernos (1936)

Este clássico do cinema mundial é um dos filmes mais assistidos de toda a história. A reflexão provocada por Charles Chaplin na década de 1930, que trata do domínio da máquina sobre o homem, é válida até os dias atuais.

Crise da União Soviética

Adeus, Lênin (2003)

Mostra os anos finais da Guerra Fria pela perspectiva da Sra. Kerner, uma cidadã da Alemanha Oriental, que entra em coma em 1989 e só acorda no ano seguinte, com sua cidade (Berlim) completamente diferente.

Israel x Palestina

Promessas de um Novo Mundo (2002)

A partir da perspectiva de sete crianças palestinas e israelenses, que moram em Jerusalém, este documentário retrata os conflitos no Oriente Médio.

Resultado de imagem para promessas de um novo mundo

República Oligárquica

Policarpo Quaresma, herói do Brasil (1998)

Policarpo é um apaixonado por sua pátria, que tenta encontrar soluções para os problemas da sociedade no início do século XX. Sua primeira luta é no Congresso, onde ele tenta instituir o tupi-guarani como idioma oficial da nação.

Resultado de imagem para Policarpo Quaresma, herói do Brasil

Reforma protestante

Lutero (2003)

Após pregar suas 95 teses em uma Igreja, Martim Lutero passa a ser perseguido. Obrigado a se redimir publicamente pela Igreja Católica, ele se recusa e desafia a instituição a provar que elas estejam erradas. Então, foge e inicia sua batalha para expor seus ideais.

Deixe um comentário