Ouvi ontem de um treineiro, que fazer a prova do Enem esse ano foi fácil, mas que ele pode ter dificuldades no ano que vem por conta da pressão, já que fará a prova “pra valer”. Ele acha que foi bem e sua nota no Enem deste ano será boa, mas tem dúvidas se ano que vem será assim.
Uma coisa boa para os candidatos é poder fazer a prova em 2 domingos. O que dá certa vantagem aos anos anteriores, pois os estudantes ganham uma semana de respiro para se preparar para a 2ª prova. E é nesse quesito que, se você achar que foi mal no 1º dia, fique tranquilo, sua nota no Enem ainda pode ser boa.
O Enem tem, no total, cinco notas diferentes, uma para cada uma das 4 áreas de conhecimento e uma para redação. No 1º dia, os candidatos responderam questões referentes a linguagens e ciências humanas, e fizeram a redação.
Gabaritos extraoficiais podem até dizer ao estudante o quanto ele acertou nas provas (mas lembrem-se que os gabaritos são extraoficiais), mas não podem dar a ele nenhuma ideia do seu desempenho na redação.
Pensando dessa forma, qualquer candidato pode ter ido mal (ou bem) em apenas dois quintos da prova (já que a redação é uma incógnita).
Vale lembrar que a nota no Enem para as provas de áreas de conhecimento, é calculada com o critério da TRI (Teoria de Resposta ao Item), onde há questões de nível fácil, médio e difícil. E são as respostas corretas nesses 3 níveis que vão definindo o grau de conhecimento de cada candidato e, assim, se chega à nota final.
No próximo domingo serão realizadas as provas de matemática e ciências da natureza e, passado o impacto do primeiro dia, os estudantes ainda tem uma semana para rever as matérias e ter um segundo dia de prova melhor, com isso, podem sim ainda ter uma boa nota no Enem.
Deixe um comentário