Depois de adiar o horário de verão devido ao segundo turno das eleições, o presidente Michel Temer aceitou o pedido do Ministério da Educação (MEC) e confirmou nesta quinta-feira (04) que os relógios terão que esperar mais ainda para serem adiantados. Sendo assim, a mudança que estava prevista para acontecer em 28 de outubro de 2018 só será realizada em 18 de novembro.
O que aconteceu foi um grande imbróglio, envolvendo o início do horário de verão, o segundo turno das eleições presidenciais e estaduais e a prova do ENEM. Tudo começou com uma solicitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que a data de início do horário de verão fosse 4 de novembro ao invés do dia 28 do mês anterior. O órgão afirmava que haveria um atraso muito grande na apuração com o horário de verão já em vigor. Um exemplo é de que se teria uma diferença de 3 horas entre Brasília e Acre. Então, Temer aceitou.
No entanto, logo no dia em que a mudança foi aceita, o Ministério da Educação (MEC) entrou com um pedido para que a data de início do horário de verão não conflitasse com a das provas, que acontecem nos dias 4 e 11 de novembro. A argumentação do MEC foi de que isso tiraria uma hora de descanso dos estudantes e poderia até confundir alguns mais desavisados. Nesta quinta-feira, o governo também aceitou o pedido e, então, a alteração nos relógios começa só no dia 18 de novembro e vai até 17 de fevereiro de 2019. A decisão será publicada no Diário Oficial da União em breve.
Os estados adeptos ao horário de verão são: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal.
Vale recordar que o término do horário de verão chegou a ser pauta do governo, já que a iniciativa tinha como intuito diminuir o consumo de energia e, segundo estudos do Ministério de Minas e Energia, não fazia mais tanto efeito.
– 22 de outubro: liberação do cartão de confirmação, que inclui o local de prova.
– 4 de novembro: 1ª prova, que contempla linguagens, ciências humanas e a redação.
– 11 de novembro: 2ª prova, que contempla ciências da natureza e matemática.
Deixe um comentário