Guia da profissão: Ciências Biológicas

Educação

Guia da profissão: Ciências Biológicas

As Ciências Biológicas estudam conhecimentos relacionados à vida, que vão desde o meio ambiente, passando pela bioquímica e genética, até a saúde humana.

23/10/2018 - Equipe Cafeina Nerd
#Carreira #Ciências Biológicas #Curso Superior #Graduação #Guia da Profissão

As Ciências Biológicas estudam uma ampla área de conhecimentos relacionados à vida, que vão desde o meio ambiente, passando pela bioquímica e genética, até a saúde humana. Você se interessa por aspectos ligados a qualquer tipo de vida? Então Ciência Biológicas pode ser o curso feito para você! Conheça a seguir o nosso guia da profissão!

O que é Ciência Biológica?

A Biologia é a área da ciência que estuda todas as formas de vida, sejam elas macroscópicas, microscópicas, vegetais ou animais, preocupando-se com as suas origens, evoluções, anatomias, fisiologias e classificações. Além disso, essa ciência pesquisa o relacionamento entre as diferentes estruturas de vida e também o meio ambiente em que habitam.

O que faz o biólogo?

Os biólogos possuem uma formação baseada na biotecnologia e no meio ambiente, trabalhando com a preservação e o manejo da biodiversidade, com a gestão ambiental e a biossegurança, além da bioprospecção, da elaboração de políticas de saúde e do desenvolvimento do conhecimento científico.

Quais são os campos de atuação para o biólogo?

Ao terminar a graduação em Ciências Biológicas, o biólogo terá um amplo campo de atuação em áreas ligadas ao meio ambiente, à saúde, à biotecnologia, ao ensino e à pesquisa científica, seja no setor privado ou público. Exemplos de atuação no mercado de trabalho para os biólogos são:
• Planejamento, gestão e aplicação de estratégias de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável;
• desenvolvimento de ações ambientais educativas voltadas à sociedade urbana e rural, aos donos de empresas e indústrias e às crianças;
• desenvolvimentos científicos laboratoriais ligados à genética e à biologia molecular para aplicação no campo da saúde humana e animal;
• planejamento de estudos na área biotecnológica com o objetivo de utilizá-los na indústria e na agricultura;
• sugestão de políticas de saúde que levem em consideração aspectos sociais, culturais e econômicos;
• docência em instituições privadas e públicas no ensino primário, fundamental, médio e superior, no caso da graduação na habilitação licenciatura;
• realização de consultorias ambientais;
• atuação em parques, reservas ecológicas e zoológicos para a preservação da biodiversidade vegetal e animal;
• desenvolvimento de atividades que visem o bem-estar e a qualidade de vida humana e animal.

Quais as oportunidades da carreira de Ciência Biológicas?

Levando em consideração a crescente preocupação com a recuperação e manutenção dos recursos naturais, muitos investimentos estão sendo feitos para a adoção do desenvolvimento sustentável. Dessa forma, o mercado de trabalho para os biólogos está em ampla fase de expansão, abrindo diversas oportunidades de trabalho para o profissional.

Além disso, muitas pesquisas científicas estão sendo realizadas na área da biotecnologia com o objetivo de desenvolver produtos para a promoção e recuperação da saúde animal e vegetal e produtos para aumentar a qualidade da produção industrial e agrícola. Portanto, muitas oportunidades de trabalho estão surgindo para os biólogos no campo da biotecnologia.

Viu como o curso Ciências Biológicas é interessante, possui um amplo campo de atuação e está em grande expansão? Invista já na carreira biológica! Você tem mais dúvidas sobre o curso? Deixe suas perguntas.

Deixe um comentário