Guia da Profissão: Cinema e Audiovisual

Educação

Guia da Profissão: Cinema e Audiovisual

Um profissional competente de cinema e audiovisual é capaz de acumular um repertório cultural suficiente para obter excelência em diversos tipos de mídia.

13/12/2018 - Equipe Cafeina Nerd
#`Cinema #Cinema e Audiovisual #Curso Superior #Graduação #Guia da Profissão
Imagem conceitual com câmera de vídeo para curso superior de graduação em cinema e audiovisual

O cinema e o audiovisual fazem parte da vida de muita gente. Seja conferindo as últimas aventuras de um herói na tela grande ou acompanhando uma websérie. Um profissional da área deve ter pleno conhecimento e habilidade para trabalhar nos diferentes tipos de mídia que formam a área de audiovisual. No entanto, fazer cinema não significa apenas ligar a câmera e gravar.

Um profissional competente de audiovisual é capaz de acumular um repertório cultural suficiente para obter excelência nestes diversos tipos de mídia. Afinal, cada vez mais surgem novas maneiras de se aproveitar o audiovisual, seja no cinema tradicional ou até desenvolvendo projetos de vídeos para internet.

Para o estudante que procura trabalhar com criatividade e possui predileção pelo meio audiovisual, a área é uma das mais promissoras. Com dedicação e acesso a uma bagagem cultural rica, ele pode produzir trabalhos que não só contribuam para o desenvolvimento do meio em si, mas também, lhe ajudem a proporcionar cada vez mais oportunidades.

Disciplinas e conhecimentos

Um curso de Cinema e Audiovisual possui, entre as suas prioridades, a preocupação de apresentar um panorama atualizado para o aluno sobre o mercado. Trata-se de um meio com diversas sutilezas que precisam ser sempre levadas em conta na hora de construir um projeto audiovisual. Afinal, trata-se de um produto que reúne imagens em movimento, captação de som e trilha sonora. É preciso pensar no cenário, na composição dos figurinos, na direção de arte, no ritmo da edição, na seleção de cenas, apresentação dos diálogos, vinhetas e uma infinidade de outros recursos.

Um bom curso não proporciona ao aluno apenas a formação acadêmica necessária para trabalhar na área, mas também oferece as ferramentas que ele precisa para construir a sua própria bagagem cultural. Um profissional dessa área deve possuir uma formação cultural que lhe permita desenvolver a sua própria linha autoral, que contribua para a constante evolução do meio e para a valorização do seu projeto. Qualquer trabalho da área criativa requer maneiras de se captar referências e transformá-las em prol do projeto em curso.

Mercado promissor

O Brasil vive um momento de muitas oportunidades para profissionais de audiovisual. Com a publicação da Lei da TV Paga, que determina a inclusão de conteúdo produzido no Brasil em todos os canais transmitidos por empresas de TV a cabo, foi criado toda uma nova demanda de mercado para profissionais desta área. De repente, as empresas de entretenimento pararam de simplesmente importar seu conteúdo para se dedicar a produzi-lo no próprio país. E, assim, foi gerada uma nova demanda por profissionais capazes de trabalhar bem nesta área.

A internet também vive um momento semelhante, de crescente demanda por profissionais da área. Com a consolidação da banda larga, das redes sociais e dos sites de compartilhamento de vídeos, a produção audiovisual para a internet se tornou um mercado de alta demanda. Profissionais com conhecimentos desta área são, cada vez mais, requisitados por agências de marketing, produtoras de conteúdo e também pelas próprias empresas para produzir vídeos para internet. Foram criados novos formatos de conteúdo, como as webséries, que são programas produzidos especialmente para a rede.

Tem vontade de se especializar nessa área? Acredita no futuro promissor do audiovisual no Brasil? Compartilhe suas expectativas nos comentários abaixo e conte o que você da área no mercado nacional!

Deixe um comentário