Cada vez mais o mercado de trabalho busca profissionais que possuam as habilidades necessárias para se organizar e produzir eventos de qualidade. Um tecnólogo de eventos deve possuir conhecimentos a respeito das tendências e exigências deste mercado, além de possuir visão empreendedora e criativa.
Tanto no setor público como no privado, existe uma larga demanda por profissionais da área de eventos. Todos os segmentos costumam pautar o seu calendário com base em eventos de todo tipo, com o objetivo de valorizar a sua marca, as suas conquistas e presentear os seus profissionais. Além disso, cada vez mais o Brasil se torna um player de respeito na área de eventos internacionais, realizando uma Copa do Mundo em 2014 e se preparando para uma Olimpíada em 2016. Saiba mais sobre como este profissional se encaixa nesse cenário:
Eventos governamentais e empresariais, feiras, campeonatos e torneios esportivos, reuniões, palestras… A lista de possíveis eventos organizados por tecnólogos é bem extensa e cresce a cada dia, conforme aumenta a demanda desta área. E, desta forma, também aumenta a procura por profissionais que sejam capazes de organizar estes eventos, controlar o seu orçamento e logística, fazer contato com patrocinadores, entre outras atividades.
Diversos tipos de organizações e estabelecimentos podem organizar eventos, o que contribui para que a área possua opções de trabalho bem diversas. O tecnólogo em eventos poderá trabalhar em grandes corporações, instituições de ensino, governos, ONGs, clubes, hotéis, hospitais e diversos outros locais. A cada dia cresce o número de segmentos do mercado que aposta em eventos para diversos fins, sempre necessitando dos serviços de um profissional capacitado desta área.
O estudante que opta por se preparar para se tornar um tecnólogo em eventos terá acesso a conhecimentos que o ajudarão a desempenhar esta função da melhor forma. Costumam fazer parte da grade curricular uma ou mais disciplinas que tragam noções de marketing aos alunos, dada a importância desta disciplina para o curso. As partes práticas da profissão, como noções de protocolo e cerimonial, além de logística e produção de eventos, também costumam fazer parte da grade curricular.
Quem se forma tecnólogo em eventos terá acesso a uam farta seleção de vagas deste segmento em pouco tempo, pois se trata de um curso de curta duração. Trata-se da escolha ideal para os estudantes que buscam ingresso rápido em um mercado de trabalho qualificado e em pleno crescimento. Tecnólogos em eventos saem do curso com noções de marketing, psicologia aplicada ao lazer, sociologia, além de idiomas e informática.
Por se fundamentar nos talentos analíticos e logísticos dos profissionais, os cursos de tecnólogo em eventos possuem disciplinas que auxiliam no desenvolvimento destas competências. Os cursos são indicados para quem se considera organizado e capaz de coordenar estruturas com diversos desdobramentos e divisões. O perfil focado em soluções e rapidez em respostas é valorizado no meio de eventos.
Com ricas oportunidades no mercado de trabalho, a área de eventos cresce cada dia mais. O tecnólogo em eventos possui conhecimentos teóricos e práticos que o destacam de outros profissionais, já que são capazes de lidar com eventos de todas as escalas nas áreas de logística, produção e captação de recursos.
E então, está interessado pela área? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário e participe da conversa!
Deixe um comentário