Inep divulga resultados do ENCCEJA do Ensino Fundamental

Inep divulga resultados do ENCCEJA do Ensino Fundamental

O Inep disponibilizou os resultados do ENCCEJA do Ensino Fundamental na última terça-feira. Veja como acessar as notas aqui.

14/12/2018 - Equipe Cafeina Nerd
#Encceja #Encceja 2018 #Encceja ensino fundamental #Inep #Resultado do Encceja

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta terça-feira (11) as notas do Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos (
ENCCEJA), referentes ao Ensino Fundamental. Os estudantes que participaram podem acessar os resultados na Página do Participante. Basta informar CPF e senha cadastrada no ato de inscrição para poder visualizar. 

O Encceja Nacional Regular teve 1.695.607 inscritos e foi aplicado no dia 5 de agosto. Dos 137.650 inscritos que fizerem as provas do Ensino Fundamental, 30,47% obtiveram a certificação completa nas quatro áreas de conhecimento. O participante que obteve a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação deve se dirigir às Secretarias Estaduais de Educação ou aos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, que escolheram durante a inscrição, para solicitar a certificação.

Aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento também devem procurar as secretarias para solicitar a declaração parcial de proficiência. Com essa declaração, eles ficam liberados de fazer as provas da mesma área de conhecimento em futuras edições do Encceja. Outra opção é para os participantes que haviam obtido a declaração parcial em edições anteriores do Encceja e, em 2018, conseguiram completar as quatro áreas: neste caso, agora já é possível solicitar a certificação completa.

O ENCCEJA foi criado em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada. É aplicado pelo Inep, mas a emissão dos documentos certificadores (certificado e declaração de proficiência) é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmaram Termo de Adesão ao Encceja.

Deixe um comentário