Foram encerradas as inscrições para o vestibular da Unicamp 2021 na última terça-feira (8). Estão sendo ofertadas 3.237 vagas em cursos de graduação na universidade estadual. Os interessados devem preencher cadastro no site da comissão organizadora (Comvest) e pagar uma taxa R$ 170. Primeira fase será em janeiro e a segunda em fevereiro.
O total de oportunidades inclui 639 cadeiras que seriam destinadas inicialmente para a seleção de candidatos por meio de notas no ENEM. Entretanto, em caráter excepcional, a instituição cancelou este vínculo diante da incompatibilidade entre calendários.
As vagas estão distribuídas em 69 cursos oferecidos nos campi de Campinas (SP), Limeira (SP) e Piracicaba (SP). A Comvest diz que o processo vai considerar as dificuldades educacionais impostas pela crise sanitária e entre as medidas adotadas no exame estão diminuições no total de questões de múltipla escolha – de 90 para 72 – além de redução da lista de livros obrigatórios.
Locais de prova
Além das 31 cidades paulistas que receberam provas do vestibular anterior, a Comvest incluiu outras duas do Estado com objetivo de evitar aglomerações de estudantes e para reduzir deslocamentos: Barueri (SP) e Fernandópolis (SP). A Unicamp manteve também a prova em São Paulo e mais cinco capitais estaduais: Salvador (BA), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Fortaleza (CE).
1ª fase
Com as reduções de conteúdos, o tempo máximo de prova passa de cinco para quatro horas.
Para cada dia de aplicação haverá uma prova única para todos os candidatos das áreas daquela data. O exame é formado por 72 questões objetivas, distribuídas da seguinte forma:
2ª fase
Esta fase do vestibular terá formato inalterado e, com isso, ela segue com o seguinte padrão:
Deixe um comentário