5 dicas para se dar bem na busca do primeiro estágio

O primeiro estágio é um passo extremamente importante na vida profissional de qualquer um. Veja dicas importantes para se diferenciar.

03/01/2019 - Equipe Cafeina Nerd
#Dicas #Estágio #Programa de Estágio #Vaga de Emprego
Fotomontagem de um dedo em cima do ícone de busca de uma lupa com a palavra estágio. Imagem conceitual para quem busca procura estágio.

O primeiro estágio é um passo extremamente importante na vida profissional de qualquer um que busca o ingresso no mercado de trabalho.

É esse contato inicial com a área que começará a ensinar o aluno, de forma efetiva, sobre a prática da profissão, introduzindo-o à real situação do seu campo de atuação, tornando-o, de fato, um conhecedor do seu meio.

No entanto, nem sempre é fácil achar uma oportunidade que corresponda ao que o estudante deseja/precisa: muitas dessas vagas apenas exploram a mão de obra qualificada e barata, sem trazer o retorno que o estagiário quer e merece. Portanto, se você está em busca de um bom primeiro estágio, o post de hoje foi feito para você.

Então acompanhe conosco quais são as dicas mais importantes para diferenciar-se da multidão e se dar bem no seu primeiro estágio!

1. Realize trabalhos voluntários

O fato é que realizar trabalhos voluntários pode se tornar um grande diferencial, especialmente em campos de atuação que são muito disputados.

Os melhores estágios e as melhores vagas buscam um estudante que se diferencie da multidão. E o adendo de um trabalho voluntário no currículo desse candidato demonstra que ele tem algo além da sua preparação técnica: é uma pessoa antenada, preocupada com o social e que está disposta a se esforçar um pouco mais por um mundo melhor.

2. Fale outras línguas

Foi-se o tempo em que falar um inglês básico fazia com que alguém tivesse alguma vantagem na disputa por um estágio. Hoje em dia, além de inglês avançado, é primordial falar pelo menos mais uma ou duas línguas.

Espanhol é interessante e bem exigido, especialmente porque temos muitos parceiros comerciais no Mercosul. No entanto, o francês e o alemão também são bem vistos, além de, nos últimos tempos, a procura por cursos como o mandarim tem aumentado bastante, pois a China aponta como uma grande potência produtora de negócios com o nosso País nos próximos anos.

3. Busque certificados

Ter certificados é outro excelente diferencial na hora de buscar uma boa vaga de estágio.

Fazer cursos específicos na sua área e até alguns outros que o ajudem a se desenvolver como pessoa pode chamar a atenção do recrutador na hora de escolher o candidato certo para aquela disputada vaga.

Participar de ligas acadêmicas, de simpósios e palestras também são atitudes que contam pontos valiosos para o estudante.

4. Aumente seu networking

Nos dias de hoje, ter uma boa rede de contatos é essencial para quem deseja ocupar os melhores cargos. E a vida de acadêmico pode ser muito proveitosa para isso, portanto, utilize os momentos de estudo ou até de convívio social para se integrar com pessoas que tenham interesses profissionais em comum.

Estreitar os laços com professores também pode ser de grande valia, pois muitas vezes eles podem indicar vagas valiosas para seus melhores estudantes.

5. Estude em uma universidade de renome

Nenhuma empresa quer preencher suas vagas de estágio com alunos oriundos de universidades que não inspiram confiança. Qualquer recrutador irá levar em consideração a instituição de ensino superior de origem na hora de escolher o candidato ideal. Por conta disso, pense bem quando for fazer sua matrícula: tradição e solidez são fatores fundamentais para se diferenciar no mercado de trabalho, mesmo estando no início de sua carreira.

Essas são algumas dicas fundamentais para você se dar bem na busca do primeiro estágio. Seguindo esses passos, você definitivamente saltará na frente da concorrência e chamará a atenção do recrutador, que terá ainda mais motivos para escolher o seu currículo e dar a você a oportunidade de mostrar o seu valor!

Deixe um comentário