Nota do ENEM será divulgada nesta sexta-feira! Saiba como consultar

Enem

Nota do ENEM será divulgada nesta sexta-feira

Candidatos poderão consultar a nota do ENEM nesta sexta-feira na página do participante, no site do Inep.

17/01/2019 - Equipe Cafeina Nerd

Após semanas de espera, chegou o grande momento! A nota do ENEM será divulgada nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Se seguir o exemplo do que ocorreu no ano passado, os alunos poderão fazer a consulta a partir das 11 horas da manhã. O espelho da redação e as justificativas para a nota só serão liberados dois meses depois. Saiba o passo a passo e como a nota do ENEM pode ser utilizada em prol do estudante em 2019.

Observação importante: treineiros só terão acesso aos resultados a partir de 18 de março.

Como ver a nota do ENEM?

Assim que a nota do ENEM for divulgada, você pode seguir o passo a passo abaixo:

+ RECEBA UMA MENSAGEM ASSIM QUE A NOTA DO ENEM FOR DIVULGADA!

  1. Acesse a página do participante –https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante
  2. Digite seu CPF e a senha cadastrada na inscrição do Enem 2018
  3. Esqueceu a senha?Caso você não lembre da sua senha, é possível recuperá-la ao clicar no “Esqueci minha senha“. Com todos os campos preenchidos, e a figura de segurança selecionada, clique em “Esqueci minha senha”.
  4. Página do Participante – Logo após, você terá acesso à sua Página do Participante, no qual informará o seu resultado nas áreas de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e logo abaixo a nota que você tirou em redação.
  5. Resultado não aparece? Caso não apareça o resultado quando você abrir a página, é só clicar na opção “Resultado” do menu do lado esquerdo da tela e selecionar o resultado de qual ano que quer ver (é possível ver a nota de todas as edições do Enem que você participou).
Página do participante do Enem com o resultado por prova de área de conhecimento e a nota de redação.

Como usar a nota do ENEM?

1. Participar de um dos programas do Governo

O Governo Federal possui programas que facilitam o ingresso no Ensino superior e estão diretamente ligados ao ENEM.

SiSUé um sistema informatizado que promove o ingresso de participantes do ENEM em Instituições Públicas de Ensino Superior.

Já o ProUni, Programa Universidade para Todos, é um programa que oferece bolsas de 50% e 100% da mensalidade em Instituições particulares, facilitando o acesso de alunos carentes ao ensino superior.

FIES, Fundo de Financiamento Estudantil, é um programa que visa financiar as mensalidades de cursos de graduação em instituições do Ensino Superior.

Todos os programas citados exigem a nota do ENEM e utilizam o desempenho do participante como critério para a seleção.

2. Ingressar em um curso técnico com o SisuTec

Muitos não sabem, mas o Enem serve também para você conseguir uma vaga em um curso técnico. Com isso, você busca uma qualificação profissional mais rápida, já que os cursos técnicos têm duração de apenas 2 anos. Para isso você usa o SisuTec (Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica), que funciona como o SiSU, mas voltado para vagas do ensino Técnico.

3. Concursos públicos

O Enem é a primeira fase de alguns concursos públicos. A Polícia Militar da Paraíba (PM/PB) por exemplo, utiliza a nota do Enem como fase teórica de classificação desde 2013.

Um outro exemplo vem de Belo Horizonte (MG). Em 2016, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) abriu vagas para especialistas em políticas públicas e gestão governamental, e a nota do Enem foi usada como método de classificação. Além da nota na prova e na redação, os candidatos precisaram fazer uma prova objetiva para o concurso da Seplag.

É possível que outros concursos públicos comecem a utilizar o Enem para a seleção. Então fique atento aos editais dos concursos e aos prazos de inscrição se este for o seu objetivo com a nota do Enem.

4. Fazer intercâmbio em uma universidade na Europa

Caso você queira estudar na Europa com a nota do Enem, hoje é possível.

Neste link, você encontra uma lista de todas as 37 universidades portuguesas que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso com link para o site da instituição e a data em que começou a aceitar alunos brasileiros por meio da nota do Enem. Aquivocê encontra as do Reino Unido.

Os resultados do Enem podem ser usados por 37 Instituições de Educação Superior (IES) portuguesas. Levantamento recente revelou que pelo menos 1.200 brasileiros já ingressaram em IES portuguesas por meio dos convênios do Inep. Saiba mais: https://goo.gl/Agp2P2 3611:00 – 4 de jan de 201925 pessoas estão falando sobre issoInformações e privacidade no Twitter Ads

5. Ingressar na Universidade

A nota do ENEM pode ser aceita como forma de ingresso em Instituições de Ensino particulares. Assim, os alunos que apresentam um bom desempenho no ENEM não precisam realizar a prova do vestibular.

O candidato que apresentar a nota do ENEM como forma de ingresso para um curso de graduação ainda poderá garantir descontos e benefícios, de acordo com o seu desempenho.

Deixe um comentário