Como consultar o número de inscrição do ENEM 2019

Como consultar o número de inscrição do ENEM 2019

Veja o passo a passo para consultar o número de inscrição do ENEM 2019. Não é necessário aguardar o cartão de confirmação para ver.

12 meses ago - Equipe Cafeina Nerd
#Enem #ENEM2019 #número de inscrição do ENEM

O ENEM 2019 será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. Com a aproximação da data, inúmeras dúvidas vão surgindo para os vestibulandos. Uma delas é: como consultar o número de inscrição do ENEM? Como você já deve ter percebido, é o CPF que é pedido nas consultas à página do participante do Inep, porém este dado é necessário para prosseguir em outros processos. Por isso, hoje iremos te ensinar como descobrir esse número.

Já são mais de 5 milhões no inscritos no ENEM 2019. Os estudantes se preparam para responder 180 questões de disciplinas do Ensino Médio, além, é claro, da redação.

+ COMO CONSULTAR A NOTA ANTIGA DO ENEM

Para que serve o número de inscrição do Enem?

O número de inscrição do ENEM é um número de identificação de cada um dos 5 milhões de candidatos. Você pode perceber que os números são mais altos do que esses 5 milhões. Isso acontece porque os números são renovados a cada ano. Ou seja, um candidato que prestou o vestibular em 2018 terá seu número exclusivo. Eles não se repetem. O número é composto por 12 dígitos. Ele é gerado logo após que a inscrição é concluída e validado com a pagamento da taxa de participação.

O cartão de confirmação, que é entregue, geralmente, na sua casa, traz o número de inscrição do ENEM 2019. Este cartão chega em outubro e traz outras informações importantes como o local do exame, o horário, a data, a opção de língua estrangeira e informações sobre o atendimento especializado. O cartão ainda não tem data divulgada pelo MEC.

No entanto, se você precisa do número de inscrição antes do cartão de confirmação chegar, para preencher algum formulário ou realizar algum processo, aqui abaixo vai o passo a passo para que você faça uma consulta online:

Como consultar o número de inscrição?

Siga os passos abaixo para obter o número imediatamente:

Passo 1: Acesse a página do participante.

Passo 2: Resolve ao desafio proposto pelo chat para confirmar que você não é um robô.

Passo 3: Informe o CPF e os outros dados solicitados pela atendente digital. Caso você não se lembre da senha, é possível criar uma nova. O MEC envia um e-mail com todas as orientações necessárias.

Passo 4: Com CPF e senha em mãos, recuperar o número de inscrição do Enem fica muito mais fácil. Faça o login na página do participante e consulte a informação. Nesse mesmo ambiente virtual você terá acesso ao resultado do Enem 2019.

Confira o cronograma completo do ENEM 2019:

  • 1º a 10 de abril – solicitação de isenção da taxa de inscrição e justificativa de ausência no ENEM 2018
  • 6 a 17 de maio – inscrições para todo o Brasil
  • 3 de novembro – 1º dia de prova
  • 10 de novembro – 2º dia de prova

Deixe um comentário