Programa Universidade Para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo em universidades particulares para estudantes de baixa renda.
O ProUni foi criado pelo Governo Federal em 2004, com o intuito de facilitar o ingresso de estudantes de baixa renda no ensino superior, concedendo bolsas de estudo de 50% e 100%, através da nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Dessa forma, alunos que não teriam a oportunidade de fazer uma primeira graduação podem obter um diploma e, posteriormente, se inserir no mercado de trabalho. O programa, obviamente, tem requisitos e regras e o Cafeína Nerd te explica tudo aqui embaixo:
Use nosso SIMULADOR DO PROUNI para saber em quais faculdades e cursos você pode conseguir bolsa.
Primeira chamada: 04/02/2019 a 12/02/2019
Segunda chamada: 18/02/2019 a 25/02/2019
De acordo com a renda do candidato e a nota na última edição do ENEM, o ProUni define se ele receberá uma bolsa integral ou uma bolsa parcial. Quanto maior for a avaliação no ENEM, mais chances de obter a aprovação.
Bolsa integral: 100% de desconto para o aluno durante o curso. Aqui, o estudante deve ter uma renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Em torno de 65 a 70% das bolsas ofertadas são nessa modalidade.
Bolsa parcial: 50% de desconto para o aluno nas mensalidades do curso. Ou seja, o estudante arca com metade do valor e a outra metade é paga pelo Governo Federal. Vale ressaltar que o que muitos fazem quando conseguem bolsa parcial é financiar o restante através do FIES. Aqui, o candidato pode ter uma renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.
Alguns requisitos são necessários para participar do ProUni. Confira:
Se o candidato corresponder a todos esses requisitos, ele deve, então, assinalar qual perfil ele corresponde para poder se inscrever no ProUni. Os perfis disponíveis são:
1º perfil: cursou o ensino médio inteiro em escolas públicas.
2º perfil: cursou o ensino médio inteiro em escolas particulares com bolsa de 100%
3º perfil: cursou parte do ensino médio em escolas públicas e parte em particulares com 100% de bolsa.
4º perfil: portador de necessidades especiais.
5º perfil: professor de escola pública (válido para cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia). Neste caso, o requisito da renda é desconsiderado.
Tenha em mãos sua senha do último ENEM e o seu número de inscrição. Assim que as inscrições forem abertas no site do ProUni você precisará deles e dos seus dados pessoais para poder solicitar a adesão. Os processos são abertos duas vezes ao ano, para o primeiro e para o segundo semestre letivo.
Depois de todos os candidatos enviarem suas informações, os pedidos serão analisados. Então, o sistema do ProUni faz um cálculo, de acordo com seu algoritmo, e seleciona os candidatos com as melhores notas para as bolsas parciais e integrais.
Posteriormente, os selecionados têm alguns dias para fazer a matrícula na faculdade. Nem todos estes alunos, de fato, fazem a matrícula e, assim, sobram algumas bolsas, que são chamadas de bolsas remanescentes. Então, se você não passou na primeira chamada, ainda tem uma chance de ganhar uma dessas bolsas.
O número de universidades que participa do ProUni muda a cada ano, mas estima-se que já são em torno de 1.000 espalhadas Brasil afora. O número de bolsas varia mais ainda. Pesquise se a faculdade do seu interesse atende ou não ao programa.
Deixe um comentário